Prefeitura faz levantamento na região colonial para imunização da febre amarela
A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde (SMS), está realizando um levantamento da população moradora da zona rural de Pelotas que já foi vacinada contra a febre amarela. O objetivo é atingir 100% desse universo, formado por mais de 22 mil pessoas, segundo dados do IBGE.
Até o momento, 1.314 doses do imunizante foram aplicadas na área rural. Equipes da saúde estão percorrendo as residências e aplicando as vacinas, mas os habitantes podem procurar a sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para agilizar a aplicação.
Até junho de 2019, haviam sido notificados 18 casos de febre amarela no Rio Grande do Sul. Destes, 17 foram descartados laboratorialmente e um continua em investigação. Em outubro, uma campanha envolvendo toda a população deve ser iniciada. Até lá, a meta será a imunização de quem vive na zona rural.
A ideia é impedir que a doença chegue ao município, possibilidade não descartada tendo em vista a grande quantidade de focos do mosquito Aedes, principal vetor do vírus da febre amarela. Até o fim de junho, 102 núcleos haviam sido confirmados na área urbana de Pelotas.
A DOENÇA
Segundo o Ministério da Saúde, a febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por vírus. Este é transmitido por mosquitos vetores e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.
A vacina é a melhor forma de prevenir a doença. A utilizada no Brasil é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz e está disponível para a população nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios do Estado, incluindo Pelotas. Conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma dose única da vacina da febre amarela é suficiente para conferir imunidade ao usuário e proteção para toda a vida, não sendo necessária dose de reforço.
SINTOMAS
Se você identificar os sintomas abaixo, procure a unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco realizada nos 15 dias anteriores ao início dos sinais da doença — os primeiros indícios da febre amarela surgem de 3 a 6 dias após a infecção.
- Início súbito de febre;
- Calafrios;
- Dor de cabeça intensa;
- Dores nas costas;
- Dores no corpo em geral;
- Náuseas e vômitos;
- Fadiga e fraqueza.