Diário da Manhã

domingo, 17 de novembro de 2024

Notícias

Prefeitura inaugura terminal de ônibus ao lado do Guanabara

Prefeitura inaugura terminal de ônibus ao lado do Guanabara
18 agosto
09:34 2016

Desde ontem, cerca de 35 ônibus que permaneciam estacionados ao longo da avenida Saldanha Marinho, do Largo de Portugal e das ruas Marcílio Dias, Manduca Rodrigues, Três de Maio e General Telles não vão mais ocupar as vias públicas.

Em parceria com o Supermercado Guanabara e o Consórcio de Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), o Município inaugurou ontem o Terminal do Transporte Coletivo Urbano, ao lado dos antigos armazéns da Rede Ferroviária e do Guanabara – local onde ocorreram várias edições do carnaval pelotense.

Durante a inauguração do Terminal, o prefeito Eduardo Leite enfatizou a importância de parcerias como esta, que beneficiam a toda a comunidade.          “Os coletivos não voltam para as garagens, durante os intervalos, porque isso geraria impacto ao trânsito e à tarifa, pois teriam que percorrer a cidade vazios, aumentando a quilometragem rodada sem passageiros”, explicou o prefeito.

A retirada dos ônibus das vias públicas favorece os moradores e comerciantes estabelecidos naquela área, já que aumentam as vagas de estacionamento, e agiliza o tráfego – com ônibus nas duas laterais de cada via da Saldanha Marinho, por exemplo, ficava apenas um “corredor” para a passagem de carros. Moradores também se queixavam de ter coletivos estacionados na frente de sua casa, continuamente.

“Há mais de 20 anos, os ônibus ocupavam as laterais das ruas, gerando descontentamento a moradores e condições não adequadas aos motoristas e cobradores. Agora, eles terão local seguro e próprio para os intervalos”, afirmou o secretário de Transporte e Trânsito, Cláudio Montanelli.

O Terminal de Transporte Coletivo Urbano será ponto exclusivo de concentração dos ônibus e vai oferece aos colaboradores do Consórcio (motoristas e cobradores) maior segurança e tranquilidade nos horários de intervalo. O portão de entrada e saída dos coletivos – que foi oficialmente aberto pelo prefeito, durante o ato de inauguração – é pela Uruguai, com acesso pela Manduca Rodrigues. O abrigo localizado no Largo de Portugal continuará ativo.

 

PARCERIA permitiu retirada dos veículos de seis ruas centrais

PARCERIA permitiu retirada dos veículos de seis ruas centrais

REQUALIFICAÇÃO

“Este é um lado nobre da cidade. O prédio da Rede Ferroviária está restaurado. A zona é bonita, interessante, e acabou sendo subutilizada. Agora vai ser retomada, transformando a região com espaços adequados e atraentes para a população”, disse Eduardo, ao informar que estão garantidos recursos para a requalificação do Largo de Portugal e da avenida Saldanha Marinho. Os projetos foram apresentados pelo secretário executivo Jair Seidel e da arquiteta Daniela Tunes, da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP).

SALDANHA MARINHO

Com a requalificação, não será mais permitido estacionamento de veículos no canteiro central da avenida Saldanha Marinho. Os carros ocuparão os locais deixados livres pela retirada dos ônibus, junto aos meios-fios. As calçadas contarão com rampas de acessibilidade. O canteiro central da avenida, entre as ruas Lobo da Costa e Dom Pedro II, ganhará um caminho interno pavimentado, espaços para estar, playground, equipamentos de academias ao ar livre, paisagismo, bancos, tratamento fitossanitário da arborização, bicicletário padrão, sinalização, iluminação pública e mobiliário urbano.

LARGO DE PORTUGAL

O Largo de Portugal também será transformado em uma área própria para lazer e eventos. As calçadas vão ser alargadas e terão acessibilidade, haverá melhorias na iluminação pública, mobiliário urbano, paisagismo, implantação de abrigos de ônibus, sinalização horizontal e vertical, e elevação da pavimentação à altura das calçadas, com blocos de concreto.

A inauguração do Terminal também foi prestigiada pelo representante do CTCP, Enoc Guimarães; por empresários consorciados; pelo representante da Caixa Econômica Federal, Fernando Dias Neves; pelo representante do Guanabara, Pedro Guimarães; pelo secretário de Obras e Pavimentação, Ademir Oliveira; pelo diretor de Transportes da STT, Paulo Osório; pelo diretor de Trânsito da STT, Flávio Alam; pelos assessores especiais Paulo Morales, Sadi Sapper e Luiz Caminha.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções