Prefeitura intermedia linhas de crédito para produtores
Caixa Federal passa a ser mais um agente financeiro para beneficiar o meio rural
A agricultura familiar, formada por pequenos produtores, acaba de receber mais uma alternativa para alavancar investimentos e custeio da lavoura e da pecuária. Isso foi possível por intermédio da Prefeitura e da Emater junto à Caixa Federal, para abertura de oferta de financiamentos voltados para o público na zona rural.
O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, com a participação do titular da pasta, Jair Seidel, do extensionista rural da Emater/Pelotas, engenheiro-agrônomo Luciano Ossanes, e de executivos da Caixa – a superintendente executiva de Varejo, Léslie Folha Timm, o gerente de Relacionamento da agência Pelotas, Tiago Calderipe, e o assistente Angelo Oliveira.
“Por meio da parceria entre o Município, através da Secretaria, e a Emater são elaborados projetos, providenciados os licenciamentos ambientais, realizados levantamentos de potencialidades da área de produção e de criação e, ainda, projetada a rentabilidade do investimento e capacidade de pagamento do crédito pelo produtor”, explica Seidel.
Os projetos elaborados são elementos-chave para que o pequeno produtor tenha acesso ao crédito. O trabalho entre Prefeitura e Emater é integrado, visando à celeridade nos pleitos dos agricultores. A Secretaria possui engenheiros civis, agrônomos e agrícolas, e bióloga, enquanto a Emater, conveniada com o Município, conta com equipe técnica profissional para projetar, orientar, avaliar e acompanhar as atividades.
INVESTIMENTO E CUSTEIO
As linhas de crédito oferecidas pela Caixa estão voltadas a investimentos, que envolvem moradias rurais, aquisição de máquinas e equipamentos, turismo colonial, abertura de açudes, e toda a atividade que movimente capital, e ao custeio, que remete à lavoura e seus itens para cultivo, e à criação de animais.
Os financiamentos são voltados a produtores que se enquadram nas regras do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).