Prefeitura mantém parcelamento dos salários
A prefeita Paula Mascarenhas se reuniu ontem, com vereadores e a direção do Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp) no Paço Municipal.
A chefe do executivo explicou aos parlamentares, que solicitaram a audiência, da impossibilidade de o município pagar os encargos da antecipação salarial viabilizada pelo Banrisul. Paula esclareceu que tal procedimento não foi realizado em outras cidades, além de não existir segurança jurídica para executar a operação.
“Se não corrigirmos os problemas estruturais, no ano que vem voltaremos a atrasar salários. Já temos previsão de déficit para 2020. Ao pagar os juros, estaríamos maquiando a situação, aprofundando ainda mais o déficit. Temos que voltar ao equilíbrio, do contrário não haverá nem dinheiro para juros, nem para salários e nem para os serviços públicos”, afirmou Paula.
A prefeita sinalizou que estudará formas de compensação, mas só poderá concretizar uma proposta quando o orçamento voltar a se equilibrar. Paula reforçou a necessidade de esforço conjunto com vereadores, servidores e a sociedade para que se construa uma solução. Para isso, ela destacou a urgência pelas reformas e da aprovação de projetos que possibilitarão a retomada da estabilidade financeira do Município.
CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS
O Município mantém o mesmo calendário de pagamentos anunciado na semana passada. Professores e auxiliares de educação infantil receberam normalmente na segunda-feira passada. Até o dia 23 de outubro, quem ganha até R$ 2 mil líquidos terá os salários depositados. No total, 82% dos servidores vão ter depositado seus vencimentos dentro deste mês. O restante do funcionalismo receberá até o dia 21 de novembro.