Prefeitura prepara Laranjal para receber os veranistas
Dez secretarias envolvidas no Projeto Verão 2016
Representantes de dez secretarias municipais envolvidas no projeto Verão 2016 estiveram reunidos para afinar as ações que preparam o Laranjal para receber os veranistas e visitantes.A grande novidade deste ano é a implantação do quiosque Viva Laranjal, na orla da praia, que deve entrar em funcionamento na segunda semana de janeiro e se estender ao longo de todo o ano. A prefeitura de Pelotas estima que o quiosque beneficie até 900 pessoas por dia durante o veraneio.
“É muito bom ver que está tudo encaminhado e que a nossa praia vai estar linda e preparada para receber bem a nossa comunidade e os nossos visitantes neste verão”, disse a vice-prefeita Paula Mascarenhas, que conduziu a reunião no salão nobre do Paço Municipal.
QUIOSQUE VIVA LARANJAL – Projetada pela Coordenadoria de Estratégia e Gestão, com participação das secretarias de Educação e Desporto (Smed) e Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), a estrutura disponibilizará 14 bicicletas, três triciclos, computadores, TV, bolas, raquetes de frescobol, cadeiras, guarda-sóis, pranchas, caiaques e outros equipamentos esportivos que serão cedidos por empréstimo aos turistas, moradores ou veranistas. O quiosque contará com banheiros masculino e feminino, com opção de acesso para deficientes, fraldário, biblioteca pocket, quadras esportivas, arquibancadas, chimarródromo e, para pessoas com deficiência, esteira para deslocamento de cadeirantes do quiosque até a água, cadeira-anfíbio e deck na orla. Próximo do quiosque e da Arena de Esportes, haverá uma área iluminada por quatro refletores de led durante todo o ano.
TRAVES – a prefeitura está instalando três pares de traves de futebol, que ficarão fixas na areia da praia ao longo do ano. Um par ficará na Arena de Esportes, outro na quadra do quiosque Viva Laranjal e o terceiro, na quadra perto do Trapiche.
BANHEIROS – o Sanep está disponibilizando 32 banheiros públicos (dois contêineres de seis unidades cada e outros 20 banheiros químicos) nos balneários Santo Antônio e Valverde e outras dez unidades no balneário dos Prazeres. A autarquia também é responsável pela manutenção destes e dos banheiros do quiosque Viva Laranjal e dos chuveiros da areia da praia.
LIMPEZA – Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) já retiraram mais de 200 caçambas de juncos e algas da orla da praia, desde a enchente de outubro (além de ter reconstituído a estrada para o Pontal da Barra, colocando 505 cargas de saibro). A previsão é de que a limpeza da orla seja concluída em alguns dias e em todo o Laranjal nas próximas semanas.
DRENAGEM E PATROLAMENTO – Todas as valetas dos balneários do Laranjal foram limpas e muitas, assoreadas pela enchente, tiveram que ser refeitas pela SSUI. Também 30% das vias do Laranjal – cerca de 100 km – receberam cargas e saibro e a grande maioria foi patrolada mais de uma vez desde a enchente.
ILUMINAÇÃO – A SSUI trabalha na revisão de pétalas e lâmpadas de toda a orla e também das principais avenidas do Laranjal e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) está colocando luminárias novas.
Manutenção geral – a Coordenadoria de Estratégia e Gestão fez um levantamento de 160 pontos que precisam de algum tipo de manutenção no Laranjal e o entregou à SSUI, que está reparando lixeiras e bancos pichados ou quebrados, as pracinhas de brinquedos e as academias de ginástica. As guaritas dos salva-vidas também receberam manutenção e aguardam que o Corpo de Bombeiros determine os locais em que serão instaladas. A Secretaria também segue com o recolhimento de animais de grande porte que são deixados soltos pelas ruas.
CULTURA – A Secretaria de Cultura (Secult) fará dois eventos com shows musicais em palco montado na areia da praia. Será nos dias 31 de janeiro e 21 de fevereiro, das 17h às 21h, com quatro apresentações, cada dia. Em breve será publicado edital para os grupos interessados em se apresentar.
ESPORTES – A Secretaria de Educação e Desporto (Smed) prepara uma programação intensa com jogos e atividades esportivas que serão oferecidas na Arena de Esportes e nos balneários nos meses de verão. O calendário completo com as atividades esportivas e culturais será disponibilizado no aplicativo Pelotas Tem, desenvolvido pela Sdet.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SANITÁRIA – Durante os meses do veraneio, a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e o setor de Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde (SMS) irão promover na praia ações educativas, sobre o meio ambiente, cuidados no manuseio de alimentos, orientações sobre plantio, poda, entre outras.