Prefeitura promove 1ª edição da Semana do Bebê
Evento tem como objetivo (foto) mobilizar a população pelotense a apoiar as gestantes e estimular a amamentação
A Prefeitura promove, na próxima semana, a primeira edição da Semana do Bebê em Pelotas. O evento tem como foco discutir temas próprios do período de gestação, parto, puerpério e amamentação, com o objetivo de qualificar políticas públicas oferecidas à população. Entre segunda (22) e sexta-feira (26), estarão disponíveis diversas atividades para o público em geral, principalmente para gestantes, puérperas e mães que amamentam.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Segunda-feira (22), às 14h: sessão de fotografias com gestantes já agendadas – Bibliotheca Pública Municipal ou Praça Coronel Pedro Osório (local será definido conforme o clima no dia)
- Terça-feira (23), das 9 às 11h e das 14 às 16h: formação sobre gestação, parto, puerpério e amamentação. Haverá arrecadação de fraldas e outros produtos infantis para famílias carentes – auditório da Escola Estilo (rua Lobo da Costa, 1.935). Inscrições através do link
- Quarta-feira (24), às 14h: oficina Construindo memórias com crianças e cuidadores do Primeira Infância Melhor (PIM) e do Programa Criança Feliz (PCF) – auditório da Secretaria Municipal de Saúde (entrada pelo portão na rua Marcílio Dias, quase esquina com a rua Lobo da Costa)
- Quinta-feira (25), às 14h: palestra sobre empoderamento feminino e violência gestacional – auditório do Senac (rua Dom Pedro II, 901)
- Sexta-feira (26), às 15h: hora do mamaço – Mercado Central (Praça Sete de Julho, 179 – Centro)
A PRIMEIRA Semana do Bebê foi realizada em 2000, na cidade de Canela/RS. Desde 2013, a ação faz parte das estratégias de participação social e primeira infância do Selo Unicef. Seu principal objetivo é assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
A cada edição, ocorrem discussões intersetoriais sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, nutrição, parentalidade, gravidez na adolescência, educação infantil de qualidade, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio de diversas atividades como palestras, oficinas, programação lúdica e cultural.