Prefeitura reforça normas técnicas para restaurantes
A prefeitura está realizando reuniões com restaurantes da cidade, com o objetivo de reforçar as normas técnicas que devem ser intensificadas no período de altas temperaturas, em que se aumenta o fluxo de consumidores e o número de realização de festas.
O trabalho é promovido por equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde (SMS).Nos encontros, são abordadas as práticas a serem reforçadas para manter o padrão de qualidade – não só no aspecto higiênico-sanitário, mas também gastronômico. Junto à equipe técnica, fiscais ilustrarão os trabalhos com experiências vivenciadas nas inspeções de rotina. “Buscamos reduzir o índice de casos de doenças transmitidas por alimentos através de rotinas diárias adequadas e padronizadas”, afirmou o diretor de Vigilância em Saúde, Franklin de Souza Neto.
As técnicas apresentadas também têm a intenção de divulgar aos estabelecimentos os critérios utilizados para categorização de restaurantes e introduzir, gradualmente, todos os restaurantes da cidade nesta proposta. O objetivo é que tenha-se o maior número possível de restaurantes na categoria “A”, de acordo com critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde.
Os encontros são realizados no auditório da SMS (rua Lobo da Costa, nº 1764) com os comerciantes, que recebem, antecipadamente, a visita de fiscais e funcionários do setor para a ciência da reunião.