Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

Prefeitura requalifica mais de 30 pontes de madeira

06 maio
09:29 2021

Obras realizadas nos primeiros quatro meses de 2021 são parte do cronograma de atividades da Secretaria de Desenvolvimento Rural

O Executivo fechará o primeiro quadrimestre de 2021 com registro de requalificação de mais de 30 pontes de madeira no interior do Município (foto). As obras fazem parte do cronograma da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que projetou a reforma ou reconstrução das travessias. Das pontes beneficiadas, 11 estão localizadas no 6º e 7º distritos, Santa Silvana e Quilombo, e foram arrastadas pela correnteza dos arroios, com suba das águas devido aos temporais do mês de fevereiro. As demais receberam consertos e intervenções em danos decorrentes do trânsito.

“Há alguns anos, as cargas transportadas na zona rural eram menores. Hoje, com a expansão do cultivo, principalmente de soja, o trânsito é mais pesado, incluindo ceifadeiras e caminhões, inclusive bitrens. As pontes de madeira não suportam esses tipos de carga”, observa o secretário Jair Seidel.

A Secretaria possui duas equipes que trabalham em pontes, pela manhã e à tarde, e um caminhão específico para a atividade. Seidel informa que, em média, são recuperadas de uma a duas pontes por semana, embora algumas demandem mais tempo, exigindo reconstrução completa.

Todos os recursos empregados na requalificação de pontes são de orçamento do Município, da dotação da própria Secretaria. “O Município substitui, sempre que possível, as travessias de madeira por tubulações de concreto. O objetivo é reduzir o número de pontes de madeira que, atualmente, são 313”, informa o secretário.

Cinquenta pequenas pontes foram trocadas por bueiros de concreto. Esse sistema, segundo Seidel, gera mais economia ao dispensar manutenção permanente, é mais durável e oferece mais segurança e conforto na travessia. São estruturas simples – tubulações -, enquanto as pontes são compostas por estacas, chapéus nas extremidades, vigas, lastros e trilhos, demandando o emprego de madeira, ferro e pregos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções