Diário da Manhã

quinta, 26 de dezembro de 2024

Notícias

PRÊMIO MOVIMENTO : Lar de Jesus recebe reconhecimento

17 março
10:08 2015

Oferecer atividade a crianças e adolescentes e atendimento socioeconômico para a população da sua região de atuação, nas Três Vendas, e assim contribuir com a formação dos pequenos é o trabalho promovido pelo Instituto Lar de Jesus há 54 anos.

Hoje as crianças frequentam a instituição no turno inverso da escola. E no verão as atividades ganham o brilho do Carnaval. As atividades ocupam crianças, adolescentes e pais em práticas saudáveis e profissionalizantes, afastando-os da vulnerabilidade social que poderia deixar margem para a aproximação do mundo do crime.

Em 1999 teve início uma parceria com a Escola de Samba Mirim Mocidade do Obelisco, de uma comunidade próxima ao Lar, que abriu espaço para as suas crianças. A comunidade se envolvia com a confecção de alegorias, adereços e fantasias e fazia uma participação coreográfica em alas específicas e, posteriormente, na bateria. A parceria promoveu a organização, inserção social e construção da cidadania por meio da arte e da cultura brasileira. Em 2011, a escolinha Mocidade do Obelisco foi desativada, e com isso a ociosidade das crianças voltou a preocupar a comunidade. Em 2013 foi fundada a Escola de Samba Mirim “Anjos do Lar”, e com isso resgatado o trabalho que envolve toda a comunidade. E em 2014 e 2015 eles fizeram suas primeiras apresentações, como convidada, no Carnaval de Pelotas.

CRIANÇAS frequentam a instituição no turno inverso da escola

CRIANÇAS frequentam a instituição no turno inverso da escola

A preparação do desfile da Escola de Samba Mirim ocupa os dias de crianças, dos pais e da comunidade local. As ações são constituídas basicamente por oficinas relacionadas com as atividades do resto do ano, como música, artesanato, costura, reciclagem, percussão, e tradições gaúchas.

A coordenação diz que a principal intenção está em manter ocupadas as famílias durante as férias escolares que, durante os dias ociosos, são atraídas para a rua. Comumente os adolescentes não retornam para a escola depois das férias. Com a nova atividade, todos trabalham na confecção de fantasias, aprendem instrumentos musicais, ensaiam para a apresentação e se mantém seguros. Em 2016 os “Anjos do Lar” passarão a concorrer, como as demais escolas, concluindo mais uma meta do projeto “Cultura e Cidadania se encontram no Carnaval”.

MOVIMENTO – PRÊMIO DE RECONHECIMENTO DA CULTURA POPULAR
O projeto prestigia o trabalho desenvolvido por agentes culturais populares destacando e fortalecendo suas iniciativas artísticas e socioculturais, de maneira a divulgar e investir em ações relevantes para o desenvolvimento humano e cultural nas comunidades das regiões periféricas do município de Pelotas. A primeira edição teve 13 contemplados que receberam R$ 3.500,00 cada um, totalizando R$ 45.500,00.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções