Diário da Manhã

domingo, 17 de novembro de 2024

Notícias

PREPARO DOS GOLEIROS : Eduardo Lemos comenta trabalho de 11 anos no Progresso

18 junho
09:28 2020

Por: Henrique König

O Progresso Futebol Clube, rubro-negro do bairro das Três Vendas, realiza um elogioso trabalho com as categorias de base, oportunizando jovens da região que tentam a carreira profissional. Taison, Daniel Carvalho, saudoso volante Josimar, Rodrigo Dourado, meia Juliano, hoje no Caxias, são alguns que alavancaram a vida no mundo da bola. Mas e o cuidado com os goleiros desde a base? Há 11 anos, Eduardo Duarte Lemos passa ensinamentos aos arqueiros do Progresso.

Conheça a trajetória de Eduardo com os arqueiros rubro-negros Foto: Divulgação / Progresso FC

Conheça a trajetória de Eduardo com os arqueiros rubro-negros
Foto: Divulgação / Progresso FC

Corriqueiramente chamado de Dudu, o profissional também ajudou a formar atletas e cidadãos. O jovem Luiz Felipe, de 23 anos, natural de Rio Grande, passou pela base do Progresso, chegou aos times preparatórios do Internacional, teve transferência para o Zorya, da Ucrânia, e retornou ao Brasil. No Gauchão, servia ao Aimoré. Bem conhecido na cidade, Samuel Rickes foi titular do Farroupilha entre 2013 e 2015. Depois, atuou pelo Esportivo em Bento Gonçalves. Na nova geração, o garoto Nicolas está no sub-15 do Colorado da capital gaúcha.

“Costumeiramente falamos que é um trabalho de formiguinha. Trabalhamos com todas as categorias, dos 10 aos 17 anos”, conta Eduardo, auxiliado no clube com a parceria de Elizandro. Eles dividem as atividades com os guarda-redes.

“São trabalhos específicos. Eles primeiro fazem as atividades conosco, os preparadores de goleiro, e depois são chamados para os exercícios com os jogadores de linha, participando de atividades como cruzamentos ou treinos de finalização, além dos coletivos, é claro.”

Eduardo aborda que são treinadas ações que envolvem força, resistência e principalmente a explosão. É a labuta de habituar os jovens arqueiros dos

lances mais comuns até os mais inusitados, para demonstrarem capacidade de reação.

“Goleiro é uma posição difícil de acharmos. A sequência é muito importante e o ritmo de jogo é fundamental.” Demonstra preocupação quanto ao tempo parado com a pandemia, não tendo como alterar a realidade quanto à retomada das atividades presenciais.

“Os arqueiros dizemos que trabalham mais do que os outros, pelo ritmo das atividades específicas. O psicológico também é crucial, então estamos sempre conversando, seja antes dos treinos ou dos jogos”, aborda Eduardo. “Também nós, preparadores de goleiro, estamos sempre em contato com os demais componentes da comissão técnica. Avaliamos juntos.”

Ele esboça que o crescimento do Progresso é notável, financeiramente e profissionalmente, sendo a conquista sub-17 do Campeonato Gaúcho em 2016 um marco importante. Nos últimos tempos, os rubro-negros disputaram torneios sul-brasileiros, estiveram em disputas com a dupla Gre-Nal e uruguaios em Quaraí e se preparavam para novas competições, que podem atrair a atenção de novos investidores.

O atacante Taison também ajuda cada vez mais ao Progresso, clube que lhe abriu as portas para o mundo, para o Internacional, para a Ucrânia e para a Seleção Brasileira. Além de visitar Pelotas nas férias, o atacante chega junto ao Rubro-Negro, incentivando os garotos como um espelho de sucesso na profissão e auxiliando com custos.

“O Taison nos traz a experiência da Europa”, sorri Eduardo. Sobre atualizações nos conceitos para os goleiros, o preparador confirmou a formação cada vez mais voltada para o jogo com os pés. “É a tendência, o camisa 1 se torna mais um jogador na equipe, em lances atua como líbero, como se chama.”

É com conhecimento acumulado e atualizações constantes que Eduardo Lemos e os demais profissionais tocam o barco do Progresso, em um trabalho sério de formação continuada.

Comentários ()

Seções