Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Presidente da Famurs garante apoio ao Hospital Regional

Presidente da Famurs garante apoio ao Hospital Regional
27 março
08:43 2018

Com a adesão da Famurs, Federação de Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, a proposta para a construção do hospital regional totalmente financiado pelo SUS, para atender aos 22 municípios da Zona Sul do Estado, ganha mais um aliado de peso.

Segundo o presidente da Famurs, Salmo Dias, a entidade está “apoiando integralmente a construção do hospital”. Ele também colocou a entidade à disposição para “buscar o apoio da bancada gaúcha em Brasília com emendas que garantam esta obra de fundamental importância para a Zona Sul do Estado”.

No início deste mês, o vereador Marcus Cunha (PDT/Pelotas) iniciou um roteiro de viagens pela região sul para apresentar o projeto do Hospital Regional da Universidade Federal de Pelotas, que recebeu das mãos do reitor da instituição, Pedro Hallal, em setembro de 2017, e com quem se comprometeu a lutar para que saísse do papel.

Segundo o presidente da Famurs, Salmo Dias, a entidade está “apoiando integralmente a construção do hospital”

Segundo o presidente da Famurs, Salmo Dias, a entidade está “apoiando integralmente a construção do hospital”

Já aderiram à mobilização o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, Diego Espíndola, secretário de Piratini, o presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul e prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Harte, o prefeito Vitor Rodrigues, de Piratini, Alexandre Lindenmeyer, de Rio Grande, Mauro Nolasco, de Capão do Leão e Silvio Rafaeli, de Tapes.

A construção do hospital vai garantir leitos em emergência, oncologia, cirurgia, obstetrícia e pediatria, psiquiatria, UTI adulta, pediátrica e neonatal e internação para dependentes químicos. A obra, que seria de responsabilidade da UFPel, foi paralisada com o congelamento dos recursos para a saúde pelo governo Temer, por 20 anos. “Vejo esta obra como única alternativa para a crise da saúde pública em nossa região”, afirma Marcus Cunha.

Em seu segundo mandato, Cunha presidiu durante quatro anos a Comissão de Saúde da Câmara Municipal e viu se deteriorar, dia após dia, a situação enfrentada por pacientes em busca de exames laboratoriais, cirurgias, consultas e, principalmente, internações no Pronto Socorro de Pelotas, único a receber pacientes dos municípios que fazem parte da gestão plena da saúde, coordenada pelo executivo pelotense. “As pessoas continuam nos corredores do Pronto Socorro, inclusive em macas sem travesseiros, sem cobertas ou privacidade. Enquanto um paciente se alimenta, outro ao lado troca as fraldas”, disse.

Vereador Marcus Cunha

Vereador Marcus Cunha

“A solução definitiva é o hospital regional”, reafirmou Marcus Cunha, “Estavam destinados R$ 95 milhões, para o hospital da UFPel, mas hoje, esses valores estão defasados, e os cálculos já chegam a R$200 milhões”, explica. Com a construção da área física, a Universidade pode contribuir com o corpo técnico, com médicos, enfermeiros e pessoal qualificado para atender à população.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções