PRESÍDIO : Caminhão arrebenta muro e seis detentos fogem
Por volta das 12h30min de ontem, seis apenados da Galeria B, entre eles líderes de facções que disputam o domínio do tráfico na cidade, fugiram do Presídio Regional de Pelotas, após um caminhão arrebentar um dos muros da lateral externa, abrindo um imenso buraco. Houve tiroteio e perseguição, mas eles conseguiram escapar em dois carros que aguardavam nas imediações. O caminhão, que consta no Sistema de Consultas Integradas como roubado, foi abandonado no local.
Segundo a Superintendência dos Serviços Penitenciários, os foragidos são: Anderson Ferreira Goularte, Edson Alves Rodrigues, Rodrigo Teixeira Goulart, Moacir Garcia Rodrigues, o “pulga”, Tiago Gonçalves Prestes, o “pasteleiro” e José Marcelo Reys Morales.
Para escapar, os presos serraram as grades das celas e usando uma “jiboia” corda de panos amarrados, pularam de uma altura de mais de seis metros para a área do canil. A Brigada Militar segue as buscas para tentar recapturar os presidiários, todos considerados de alta periculosidade.
A fuga está sendo investigada pela Polícia Civil, mas também uma sindicância administrativa será instaurada para apurar se houve falha na segurança. A área foi isolada para o trabalho de perícia. A fuga ocorreu no horário de almoço, quando há circulação dos detentos.
Os fugitivos teriam roubado uma camioneta Toyota Hillux em Monte Bonito, 9º distrito, e fugido em direção à BR-116.
NOTA – Através de nota publicada nas redes sociais, o 4º Batalhão de Polícia Militar informou que as noticias vinculadas as redes sociais, que estavam ocorrendo diversos crimes na cidade, não procedem e visam unicamente causar pânico e aumentar a sensação de insegurança. Os policias do 4ºBPM, estão atuando normalmente no Policiamento Ostensivo para garantir a segurança da população.
O comunicado diz ainda que falsa comunicação de ocorrência ou de contravenção é crime previsto no artigo 340 do Código Penal, com pena de um a seis meses de detenção e pagamento de multa.