PRESÍDIO REGIONAL DE PELOTAS : Depredação e policiais feridos por apenados
Transferidos os líderes da rebelião no Presídio Regional de Pelotas
Na quarta-feira houve a avaliação da rebelião que mobilizou expressivo contingente das forças de segurança na zona norte. Terça à noite, equipes da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), e SAMU, deslocaram até a Cohab Tablada.
No saldo do conflito que se originou à noite, remoção de lideranças, inúmeros danos materiais, com a depredação de celas e corredores.
Também foi iniciado o trabalho de retirada de resíduos, já que muitos colchões foram queimados pelo grupo de apenados.
Dois policiais foram atingidos por pedras, lançadas pelos apenados, e tiveram ferimentos. Num dos casos, houve a necessidade de cinco pontos no nariz.
Os feridos foram socorridos, ainda no local, pelas equipes do SAMU. Entre os presos, conforme a 5ª Delegacia Penitenciária Regional (5ª DPR), não houve o registro de feridos.
Até ontem ainda não havia, oficialmente, a identificação para a origem da rebelião no começo da noite. Nas redes sociais, fotos e vídeos, registraram a intensa movimentação nas imediações do PRP. Em algumas imagens, consta a fumaça provocada pela queima de objetos nas galerias.
Cinco detentos que estão ligados ao comando de grupos criminosos, foram transferidos do PRP, pois teriam liderado a rebelião.
Entre as possíveis causas para o conflito, desentendimento entre representantes de grupos rivais.
Medidas de segurança já estão sendo adotadas, para prevenir atritos, e evitar ações violentas, retomando o ambiente para o cumprimento de penas.