Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

PRIMEIRA DAS 38 : Xavante inicia Série B contra o Londrina na Baixada

28 maio
08:56 2021

Equipe de Claudio Tencati fez longa intertemporada para melhorar em relação ao Gauchão

Por: Henrique König

Chegou a hora! É dia de iniciar a disputa da sexta Série B consecutiva na história do G.E. Brasil. O Xavante do técnico Claudio Tencati encara o Londrina, às 16h, no estádio Bento Freitas. A competição segue sem público. Portanto, é de casa que o torcedor rubro-negro manda a energia para o time começar o torneio.

Gol de Paulo Victor garantiu a vitória sobre o São Luiz em 18 de abril; Xavante teve mês de preparação, enquanto Londrina segue jogando o Paranaense
Foto: Carlos Insaurriaga/GE Brasil

Por enquanto, a foto do Brasil escalado é a mesma do Gauchão. O provável time traz jogadores remanescentes do Estadual, com os reforços sendo regularizados aos poucos.

“Na intertemporada, corrigimos situações do Gauchão, quando tínhamos o problema da média física abaixo, sem tempo para trabalhar, o que compromete o rendimento técnico e tático também. Teremos algumas estreias e outras não. A gente sabe que a força máxima será a partir da terceira ou quarta rodada. A estreia será um jogo difícil. O Londrina vive bom momento no Paranaense e a chegada do técnico Roberto Fonseca fortalece, eleva o sarrafo. Vamos procurar a vitória ”, afirmou Tencati.

Sobre a condição estrutural do Xavante, que tenta continuar fixando espaço no cenário de Série B: “O clube está em um processo de desenvolvimento. Está preparado para Série B, porque existe mérito em estar aqui. Existem fatores externos, estruturais e financeiros, mas o clube está procurando caminhos para melhorar. O Brasil tem de fazer por onde para permanecer na Série B.”

O atacante Ramon, que marcou 9 gols pelo Brasil na Série B de 2016, está regularizado desde quarta. Na quinta, foi a vez de mais três nomes aparecerem no BID: o zagueiro Arthur, emprestado pelo Cruzeiro, o lateral Kevin, emprestado pelo Atlético-MG e o atacante Luiz Fernando, vindo da Tombense. Um trio vindo de parcerias em Minas Gerais.

“A mescla entre experientes e jovens é fundamental em um time de futebol. Então buscamos o equilíbrio e um grupo que tenha regularidade, buscando sempre somar pontos. Esperamos formar uma equipe com encaixe para produzir o almejado. O elenco está ficando até mais forte do que ano passado. Se der encaixe, a equipe pode ser melhor também. Com a chegada de atletas, aumenta o nosso poder de fogo, até porque a competição exige isso.”

Pelos lados de Londrina, clube comandado por Claudio Tencati durante seis temporadas, o Tubarão paranaense completou os treinos em São Paulo, antes de vir para o extremo Sul brasileiro. O time vem crescendo na temporada sob o comando de Roberto Fonseca. O treinador destacou:

“Na estreia, a ansiedade é para todos. Estamos em um momento de transição entre o Paranaense e a Série B. Viemos de grandes jogos e queremos inserir os novos jogadores nesse contexto. Temos uma equipe consistente e madura e acreditamos estar preparados, embora o resultado seja conforme o andamento do jogo. Tencati é um grande treinador que, no próprio Londrina, fez grandes temporadas”, afirmou Roberto.

Um ex-jogador do Brasil cotado para iniciar a partida é o lateral-direito Ricardo Luz, que atuou no Xavante durante a Série B de 2019.

Lucas Santos vem aí

O meio-campista Lucas Santos foi emprestado pelo Vasco da Gama para o Brasil disputar a Série B do Brasileiro. O jovem jogador de 22 anos chega para procurar seu espaço no elenco xavante. A negociação chegou a ficar travada, quando a direção vascaína se recusou a reforçar adversário direto no campeonato nacional, mas, voltou atrás da decisão, pelo atleta estar fora dos planos iniciais do Cruz-Maltino.

Lucas Santos da Silva é carioca, tem a base toda no Vasco, chegou a ser nome promissor por lá, passou pela Rússia em empréstimo e tenta guinar a carreira profissional. Chega para o setor em que o Brasil tem Gabriel Terra e Paulo Victor.

FICHA TÉCNICA: BRASIL x LONDRINA

BRASIL: Matheus Nogueira; Vidal, Ícaro, Leandro Camilo e Artur; Rômulo, Bruno Matias, Paulo Victor, Netto, Jarro (Fabricio) e Junior Viçosa. Técnico: Claudio Tencati.

LONDRINA: César; Ricardo Luz (ou Talison), Marcondes, Lucas Costa e Felipe Vieira; Jean Henrique (ou Tárik), Matheus Bianqui e Adenilson; Douglas Santos, Salatiel e Safira. Técnico: Roberto Fonseca.

  • ÁRBITRO: Djonaltan Araújo, auxiliado por Helcio Neves e Luis Diego Lopes (trio do Pará).
  • HORÁRIO: 16h00
  • LOCAL: Bento Freitas, em Pelotas (RS).
  • Partida válida pela 1ª rodada da Série B do Brasileiro

Comentários ()

Seções