PRIMEIRA FORA : Brasil repete ano anterior e vence o Botafogo em Ribeirão Preto
Por: Henrique König
A Arena Eurobike, remodelação do estádio Santa Cruz só conhece vitórias xavantes nos confrontos entre Botafogo e Brasil. Após os 3×2 conquistados em 2019, o Rubro-Negro voltou ao interior paulista e arrancou mais três pontos. Com assistência de Matheus Oliveira e gol marcado por Danilo Gomes, o Brasil venceu por 1×0 e alcançou quatro jogos de invencibilidade, com três vitórias e um empate nessa sequência, chegando aos 13 pontos na tabela da Série B. Já é pontuação da parte de cima.
Na próxima rodada, na 11ª, o Xavante recebe o Paraná Clube, no sábado, 18h30, no Bento Freitas. Após ganhar a primeira fora de casa, agora o Brasil tenta manter a invencibilidade em seus domínios. Mesmo sem o caldeirão da torcida na Baixada, o fator casa tem aparecido no time cada vez mais organizado com Hemerson Maria.
Vitória de confirmação dos reforços
O treinador catarinense Hemerson Maria pedia paciência para o torcedor, o tempo de treinos era curto, o entrosamento viria naturalmente e os reforços se encaixariam na equipe. O gol do triunfo em Ribeirão Preto surge com os que chegaram com o bonde andando, mas garantiram lugar à janela. Matheus Oliveira, dinâmico e proveitoso no meio campo, serviu Danilo Gomes, atacante emprestado pelo São Paulo, para bater cruzado e fazer o gol único, no segundo tempo.
Antes disso, houve sustos, mas foram poucos. O baixinho Ronald (um Ronaldinho) deu trabalho para o lateral-esquerdo Alex Ruan no primeiro tempo. E para o próprio Danilo Gomes, que volta muito para auxiliar na marcação. Ronald tinha a companhia do lateral Jeferson, que saiu cedo ainda da partida, substituído por Val Soares. Ronald invadiu a grande área e acertou a trave logo no começo do jogo. O zagueiro Lázaro foi quem chegou prensando a finalização.
O principal ataque do Brasil teve marcação errônea de impedimento. Rodrigo Ferreira se mandou para o ataque, o Brasil entrou tabelando e a finalização dele foi defendida no chão por Darley. O assistente levantou a bandeira, mas a
condição do lateral xavante era legal. Para não ampliar a polêmica, ainda bem que o goleirão defendeu.
Darley foi experimentado em alguns arremates. Em um deles, de Matheus Oliveira, deu rebote e Jarro quase guardou na área, mas o próprio Darley se recuperou no lance. Do outro lado, o goleiro Rafael Martins, que muito salvou o Xavante em outras rodadas, teve atuação mais discreta, menos exigido. Foi o quarto jogo consecutivo que o Brasil sai de lençóis limpos, ou seja, sem sofrer gol.
Mas nova igualdade de 0x0, a exemplo do enfrentamento no forte calor de Campinas semana passada, não interessava tanto. E uma pressão na saída de bola rival surtiu efeito. Matheus Oliveira aproveitou o espaço em campo inimigo, serviu Danilo Gomes e este mandou rasteiro e cruzado, sem chances ao goleiro: 1×0, aos 28’ da etapa final. A partir disso, o Brasil teve muitas trocas para renovar o vigor físico e procurar proteger o resultado. Ainda conseguiu trabalhar bastante a posse de bola, mostrando que o elenco está mais entrosado. Não voltou a golpear de forma fatal, mas também foi pouquíssimo importunado na defesa.
Vitória justa do Rubro-Negro que avança na tabela da Série B. No próximo compromisso, jogo difícil contra o Paraná, um dos primeiros colocados.
FICHA TÉCNICA: BOTAFOGO-SP 0x1 BRASIL
BOTAFOGO-SP: Darley; Jeferson (Val Soares), Robson, Jordan e Gilson (Romão); Edicarlos, Naldo (Judivan), Matheus Anjo (Bady), Ronald, Rafinha (Matheus Alessandro) e W. Tanque. Técnico: Claudinei Gomes.
BRASIL: Rafael Martins; Rodrigo Ferreira, Lázaro, Héverton e Alex Ruan (Leandro Leite); Sousa, Bruno Matias, Matheus Oliveira (Bruno Santos), Jarro (Gegê), Danilo Gomes (Rafael Vinicius) e Poveda (Luiz Henrique). Técnico: Hemerson Maria.
- ÁRBITRO: Leonardo Zanon, auxiliado por Jeferson da Silva e João Brischiliaria.
- GOL: Danilo Gomes.
- Partida válida pela 10ª rodada da Série B do Brasileiro, disputada na Arena Eurobike em Ribeirão Preto, às 20h da segunda-feira, 21 de setembro.