Diário da Manhã

quinta, 26 de dezembro de 2024

Notícias

Primeiro dia da 95ª Expofeira Pelotas celebra a volta do público

Primeiro dia da 95ª Expofeira Pelotas celebra a volta do público
05 outubro
08:49 2021

Autoridades políticas, lideranças de entidades do agronegócio, representantes de instituições de ensino e pesquisa participaram da cerimônia de abertura da 95ª Expofeira Pelotas nesta segunda-feira (04). O primeiro dia do evento foi marcado pelo retorno do público aos pavilhões do parque Ildefonso Simões Lopes.

A retomada econômica e o desenvolvimento regional a partir do agronegócio foi tema central no discurso das autoridades presentes na abertura oficial do evento. Pela segunda vez à frente da Expofeira, o presidente da Associação Rural de Pelotas, Rodrigo Gonzalez, ressaltou a importância do evento em seu formato híbrido. “É emocionante ver este parque habitado pela primeira vez em meu mandato”, disse. A segunda-feira, foi marcada pelo início das atividades de aproximadamente 100 estandes, que ficam abertos para visitação até o próximo domingo (10).  “O primeiro dia já nos surpreendeu no número de pessoas presentes no parque, e ressalto a importância do cumprimento dos protocolos, para o qual seremos inflexíveis”, alerta.

A prefeita Paula Mascarenhas enalteceu a importância da Expofeira Pelotas para a população urbana e rural. “O segundo maior evento rural do Estado une o agronegócio com o mundo acadêmico, abre espaço para a pequena produção, para o pequeno agricultor, e une de forma muito eficiente os mundos urbano e rural”, disse. Ela destacou o orgulho dos pelotenses em relação à Expofeira e a satisfação em ver o público retornando novamente ao parque. “Tenho certeza de que, como sempre, a Expofeira de 2021 vai superar todas as edições anteriores”.

Primeiro dia da 95ª Expofeira Pelotas celebra a volta do público

O primeiro dia da 95ª Expofeira Pelotas começou com o 20º Simpósio de Ovinocultura da Região Sul, teve ainda, reunião anual do Comitê das Bacias Mirim e São Gonçalo, com a participação on-line do embaixador uruguaio no Brasil, Guillermo Valles Galmés, debate sobre o papel das florestas plantadas e a chegada de touros e vaquilhonas das raças Angus e Brangus, do criatório Fazenda Piratinizinho, que abrem os remates da Expofeira na noite desta segunda-feira.

Estiveram na abertura do evento a secretária de Estado da Agricultura, Silvana Covatti, o deputado federal Daniel Trezciak, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o presidente do Sindicato Rural, Fernando Rechsteiner, o chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso, o vice-presidente da Federação da Agricultura (Farsul), Fábio Avancini, o presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, Cristiano Silva, o presidente da Azonasul e o prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro, entre outros.

Nesta terça, animais entram em pista para julgamento

Na terça-feira (5), segundo dia da feira, as atividades começam às 8h30min, com as discussões do Seminário Bovinos de Corte e Semana Acadêmica da Zootecnica. O produtor Fernando Costa Beber fala sobre sua experiência com a pecuária na fazenda Pulquéria, construindo o presente de olho no futuro. A partir das 9h, entram no parque os animais do composto Montana, os primeiros a entrar em pista para julgamento, que estará a cargo do engenheiro agrônomo e criador de Montana no Uruguay, Luiz Mario Fros, a partir das 15h, na pista de rústicos.

À noite, os animais serão vendidos durante o 23º Leilão Montana RS, com uma oferta de 25 touros e 50 novilhas. Segundo a proprietária da Estância da Gruta, Anna Luiza Quinto Di Camelli, a oferta terá além de dois touros do teste de progênie, fêmeas de 24 meses paridas e abertas, da Estância Chaves, de Regina Chaves, compradora dos melhores touros da Gruta. No martelo, o leiloeiro Eduardo Knorr, da Knorr Leilões, que está otimista em relação aos preços nesta temporada de primavera e projeta um acréscimo nas médias dos animais em torno de 15% a 20%.

Diariamente, a partir das 17h30, no pavilhão Jorge Gertum ou pela plataforma do evento ocorrem os momentos masters da Conferência Rural. Nesta terça-feira, o tema

Bactérias do bem – driblando a dependência de insumos do Exterior, será abordado pelo palestrante Fábio Reis Júnior, pesquisador da Embrapa Cerrados, presidente do portfólio de insumos biológicos da Embrapa. Às 18h30min, Manejo do solo de olho na produtividade – qual a importância do uso eficiente de fertilizantes, novas fontes de nutrientes e as estratégias nacionais para minimizar dependência externa de insumos, terá como palestrante José Carlos Polidoro, da Embrapa Solos.

Ingressos

Os bilhetes para entrada no parque da ARP podem ser baixados gratuituamente na plataforma do evento. O ingresso no local é mediante a doação de um dos seguintes itens: um quilo de feijão, uma garrafa de óleo, dois litros de leite, um pacote de fraldas infantis fechado, um brinquedo novo ou semi-novo em condições de uso. O visitante pode optar também pelo pagamento de uma taxa de R$ 5 via PIX para o projeto Mesa Brasil do Sesc. A chave é [email protected].

A 95ª Expofeira Pelotas é realizada pela Associação Rural de Pelotas, correalizada pelo Sindicato Rural de Pelotas e pela Embrapa Clima Temperado, com patrocínio de Banrisul, Irga, Portos RS, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Sicredi, Badesul, Senar, Farsul, Brde, Ecosul e Cresol.

O evento acontece até domingo (10), nos formatos presencial, no parque de exposições Ildefonso Simões Lopes, e digital, via plataforma (www.expofeirapelotas.com.br).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções