Diário da Manhã

sábado, 11 de janeiro de 2025

Notícias

Primeiro Residencial Terapêutico é inaugurado

Primeiro Residencial Terapêutico é inaugurado
25 novembro
09:43 2016

Em um prédio arejado, confortável e iluminado, e com uma equipe de 12 profissionais, o primeiro Serviço Residencial Terapêutico (SRT) do Município foi inaugurado nesta quarta-feira (23/11/2016) pelo prefeito Eduardo Leite. Localizado na avenida Duque de Caxias, no Fragata, o serviço é uma experiência inicial para contemplar portadores de transtornos mentais de longas internações psiquiátricas e que não possuem suporte social e laços familiares, com o objetivo de viabilizar sua inserção social no Município de onde se originam.

Ao lado da secretária de Saúde, Arita Bergmann, e de quatro dos oito pacientes que logo deverão ocupar o SRT, Eduardo falou sobre o projeto que, há anos, está em discussão e que foi aprovado em 2014 pelo Conselho Municipal de Saúde: “Aqui nesta casa, seremos mais do que servidores públicos, seremos pessoas trabalhando com pessoas. Disseminando atenção e carinho. Acolhendo e melhorando o dia a dia de cada um desses pacientes”, explicou Eduardo.

Residencial Terapêutico 02Arita destacou que o processo de desinstitucionalização é demorado, já que os oito pacientes são provenientes do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HSP), de Porto Alegre, onde alguns deles viveram por quase 60 anos, e deverão se reconhecer em sua cidade natal. Fazem parte das etapas do projeto, a troca de experiências entre os profissionais do residencial e do HSP, visitas dos pacientes à Pelotas, além de adaptações, conversas, passeios e reconhecimento histórico.

O residencial é o primeiro da região da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, e deve receber, ao final da adaptação, Rubilar Mattos, Gilca Ferreira, Sueli Villar, Maria Conceição Mattos, José Ferreira Kaminski, José Fernandes Rosa Linhares, Clemente Ribeiro e Paulo Roberto Campos Costa. Todos moradores, até hoje, do HSP, há mais de 20 anos.

Participaram do evento de inauguração ainda o secretário de Justiça Social e Segurança, Luiz Eduardo Longaray, a diretora de Ações em Saúde, Eliédes Ribeiro, o coordenador do Hospital Psiquiátrico São Pedro, Ubirajara Gorski Brites, a coordenadora de Saúde Mental, Cynthia Yurgel, a promotora de Justiça Rosely Lopes, entre outras autoridades, equipes da Secretaria de Saúde, acompanhantes terapêuticos do HSP e quatro pacientes.

Residencial Terapêutico 03Residencial

A equipe contará com acompanhante terapêutico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, terapeutas ocupacionais e auxiliares de serviços gerais. Mais de 10 profissionais estão sendo treinados pela equipe de acompanhamento do HSP para melhor atender esses pacientes.

A implantação da iniciativa recebeu um incentivo do Ministério da Saúde no valor de R$ 20 mil e mobiliário permanente, mas será mantida pelo Município, responsável por despesas como aluguel, água, luz e telefone, além de alimentação, vestuários, roupas de cama e banho, utensílios para cozinha e material de limpeza e higiene.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções