PRIMEIRO TESTE : Rospide põe em pratica suas ideias
O mais importante do primeiro jogo-treino do Pelotas é a observação do sistema 3-4-3 montado pelo técnico Marcelo Rospide neste começo de temporada. É o que chamou atenção na vitória de 3 a 0 diante de um combinado de ex e atuais jogadores profissionais da cidade, e outros atletas do futebol amador, sábado à noite, na Boca do Lobo. O próximo teste será quarta-feira diante do São Paulo, em Rio Grande.
É normal a falta de dinâmica do time, que fez recém sua primeira atividade contra um adversário, e também não é o momento oportuno para que se faça avaliação individual dos jogadores. O fato positivo é o entendimento dos atletas quanto ao que o treinador pretende em termos de posicionamento tático. O 3-4-3 é perfeitamente percebido na prática – independente dos jogadores que estejam em campo.
O time titular no começo do ano tem Rafael no gol. O trio de zagueiros conta com Tiago Gasparetto pela direita; Cleiton na função centralizada e Dante pelo lado esquerdo. A segunda linha é formada por Mikael e Badé nas laterais; e os volantes Arilson e Fábio Rosa. Na frente, Douglas Oliveira faz a função de extrema pela direita, com Giovane Gomez centralizado e Vinícius Martins pela esquerda.
Uma questão a ser aprimorada é a velocidade na transição para a jogada ofensiva, que se mostra lenta e previsível. Outra carência observada no primeiro teste é a imprecisão do ataque. O time titular perdeu muitas chances de gol – inclusive, uma cobrança de pênalti por Badé. É óbvio que o sistema defensivo não foi testado nesse amistoso, porque o adversário pouco forçou à marcação do Pelotas.
O jogo-treino foi disputado em três tempos de 30 minutos. Nos dois primeiros, Rospide manteve em campo a formação considerada titular, que ganhou por 1 a 0 – gol de Vinícius Martins. Depois com os reservas, enfrentando o adversário desgastado fisicamente, Douglas Mineiro marcou dois (o último deles em cobrança de pênalti) e definiu o placar.