Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Prisão de brigadiano que criticou Governo repercute na Assembleia

05 dezembro
06:43 2013
Deputado Estadual Nelson Harter

Deputado Estadual Nelson Harter

O deputado Nelson Härter (PMDB) criticou a prisão do Sargento João Domingues, presidente da Associação de Cabos e Soldados Policiais Militares, ocorrida na manhã de ontem por determinação do comando da Brigada Militar de Pelotas, município onde o PM está lotado.

“É inaceitável esta situação. Trata-se de uma pessoa honrada, que cumpre com suas obrigações como brigadiano e atua em defesa da instituição”, destacou Härter, que nesta quinta-feira pretende averiguar pessoalmente a situação. Domingos recentemente fez sérias críticas à gestão na área da segurança pública do Governo Tarso (PT), apontando o sucateamento e a redução do efetivo das unidades da BM em Pelotas. “Custo a acreditar que a prisão tenha esta motivação”, observou o deputado.

A Brigada Militar classificou como insubordinação as manifestações de Domingues, feitas em emissoras de rádio sobre as condições de trabalho dos brigadianos e bombeiros, assim como dos policiais da reserva. “Registro meu profundo descontentamento com esta atitude da Brigada em relação a um policial exemplar, que falou em nome da sua entidade”, observou Härter.

O DEPUTADO teve informações ainda que a prisão teve ainda como motivação a posição do presidente da Associação de Cabos e Soldados contrária ao projeto do governo de reajuste salariais do nível médio da Brigada (soldados, cabos e tenentes), que propõe correções entre os anos de 2015 e 2018. “Já recebemos manifestações de que a proposta amplia a diferença entre os níveis salariais entre cada função, por isso a rejeição por parte dos brigadianos”, manifestou-se o parlamentar.

Outro ingrediente que estaria por trás da prisão de Domingues está na nova assessoria jurídica que a Associação passou a disponibilizar aos PMs. Alguns soldados teriam sido absolvidos pela Justiça em decisões que contrariam procedimentos internos da corporação. Após manifestar-se em defesa do brigadiano preso, da tribuna, Härter teve a solidariedade de outros deputados, a começar por Catarina Paladini (PSB).

Comentários ()

Seções