PROCULTURA : Programa contempla 17 projetos
Na última segunda-feira, no Bistrô da Secretaria de Cultura (Secult), o prefeito Eduardo Leite, juntamente com a secretaria da Cultura (Secult), Beatriz Araujo e o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concult), Carlos Ferreira, assinou os contratos dos 17 projetos contemplados no Programa Municipal de Incentivo à Cultura (ProCultura).
O edital 003/2013 do ProCultura foi lançado em julho deste ano, tendo 105 projetos inscritos. Destes, 89 seguiram para análise realizada pelo Concult, chegando aos 17 projetos aprovados (confira abaixo o resumo dos projetos). O ProCultura, na sua 4ª edição, tem como objetivo apoiar e viabilizar projetos de produção, resgate e preservação das diversas formas de cultura local.
Conforme Eduardo, os investimentos que estão sendo feitos na cultura geram emprego e renda e são fundamentais na formação da educação e cultura de uma cidade. “Continuaremos investindo nesse projeto para que em cada edição possamos concluir com êxito”, destacou o prefeito.
Os projetos apreciados equivalem às modalidades de música, artes cênicas, literatura, áudio e artes visuais, folclore e artes integradas, representando um aporte efetivo na economia da cultura no próximo ano, na ordem de R$ 340 mil.
Segundo Beatriz, o ProCultura é uma importante alusão ao desenvolvimento. A secretária ressalta que a equipe está empenhada em ampliar os investimentos no projeto em 2014 e também na criação do Prêmio de Cultura.
PROJETOS APROVADOS:
CD Saudade – Toni Konrath
Proponente: Denilson Antonio Konrath da Silva – Toni Konrath
Gravação e lançamento do trabalho autoral do músico e compositor Toni Konrath, intitulado CD Saudade.
3º Festival Dança Pelotas
Proponente: Vania Amelia de Oliveira Viana
Realização do 3º Festival Dança Pelotas, nos dias 19 e 20 de julho de 2014, no Theatro Guarany.
Xana Gallo – Mulheres, sons, liberdade.
Proponente: Xana Gallo Pereira
Gravação do CD “Mulheres, sons, Liberdade” gravado em Pelotas com músicos pelotenses e cantado pela cantora Xana Gallo que, além de suas próprias composições, interpretará composições de compositores locais.
Quando a cidade virou Jazz.
Proponente: Felipe Estrela Campal
Confecção do livro Quando a cidade virou Jass. Composto por fotografias de Felipe Campal tiradas no último Pelotas Jazz Festival e textos do pelos músicos que estiveram presentes no evento.
Sofá na Rua
Proponente: Ana Pessoa Gonçalves Garcia
A rua Almirante Tamandaré, onde situa-se a Casa Fora do Eixo Pelotas, será ocupada por intervenções artisticas, cênicas, mostras audiovisuais, uma feira de economia solidária e um Sofá, que se transforma em “palco” para shows de bandas locais, regionais e nacionais
Revista Musical 2014
Proponente: Cenira Bastos Alves
A “Revista Musical 2014” pretende rememorar uma das maiores manifestações populares do Brasil, ao contar as histórias dos carnavais de rua da cidade de Pelotas, a partir da década de 1940 até a atualidade sob a ótica das memórias dos foliões da Escola de Samba Academia do Samba.
Andanças Imaginárias
Proponente: Gabriela Mazza
Inspirado na cidade de Pelotas para escrever poemas que traduzem suas andanças imaginárias o projeto propõe a publicação de um livro de poesias e rimas do fotógrafo Nauro Júnior, mesclado com ilustrações de sua filha Sofia, de oito anos.
Tudo uma canção
Proponente: Demiam Londero Gottinari
O projeto consiste em redesign do CD Tudo Uma Canção do cantor, músico e compositor Marco Gottinari, do CD já esgotado no mercado.
Algodão Doce
Proponente: Josiane Gisela Franken Corrêa
O projeto ‘Algodão Doce’ pretende realizar a montagem e apresentação de um espetáculo de dança contemporânea voltado para o público infantil.
Cine Bairros – O cinema de Pelotas nos bairros
Proponente: Francisco Ferrari Maximila
O projeto Cine Bairros – Cinema de Pelotas nos bairros consiste na realização de sessões itinerantes de cinema, com exibição de produções cinematográficas da cidade de Pelotas.
ESPÍRITO LIVRE
Proponente: JONAS FERNANDO MARTINS SANTOS
Publicar a revista Espírito Livre do cartunista Jonas Santos, além de realizar intervenções urbanas (pinturas e grafites) do personagem ESPÍRITO LIVRE.
I MOSTRA DE MÚSICA DO PIQUENIQUE CULTURAL
Proponente: ALINE MACIEL
O projeto I Mostra de Música do PIQUENIQUE CULTURAL reunirá 15 (quinze) músicos/bandas de Pelotas que apresentarão seus trabalhos ao vivo durante o evento ao ar livre PIQUENIQUE CULTURAL, em 05 edições do evento.
Bandito Dios – Coletânea Musical – Ponto de Cultura Outro Sul.
Proponente: AMIZ – Unidade de Formação e capacitação Humana e Profissional
Bandito Dios é uma coletânea musical do Ponto de Cultura Outro Sul.
São composições inéditas e regravações onde os artistas trabalham juntos na construção das músicas que constituem o repertório deste CD.
Turnê pelas Calçadas
Proponente: Sergio Espirito Santo Ferret Filho
Pretende levar seu trabalho musical para as ruas de 06 (seis) bairros da cidade, descentralizando e democratizando o acesso livre da música com a Turnê pelas Calçadas.
Paralelamente estará gravando e lançando o seu segundo CD Arroz, Feijão e Disco Voador, pela primeira vez em estúdio.
NA CONSTRUÇÃO DO SER – Teatro Popular de Pelotas
Proponente: Maria Bonita Comunicação LTDA
Produzir O documentário “NA CONSTRUÇÃO DO SER- Teatro Popular de Pelotas” para resgatar a história do Núcleo de Teatro Popular de Pelotas, grupo de teatro de rua, nascido em 1992, em Pelotas.
Para Sempre: P O E S I A! – Temporada Pelotas’ 2014
Proponente: Rita de Cássia Nachtigall Maurício
Cinco apresentações do espetáculo teatral adulto Para Sempre: P O E S I A! – Uma história real e tragicômica de amor, loucura e arte – na cidade de Pelotas.
O espetáculo conta a vida de Seli Maurício – artista plástica e bonequeira multifacetada – e do seu esposo José Luiz Maurício – poeta – trazendo ao público parte da obra de ambos.
ArtCidade Criativa – I Edição – 2013/2014
Proponente: Cássia Camila Cavalheiro Fernandes
O projeto Artcidade Criativa busca inserir o debate sobre a cidade criativa e o papel da cultura no fortalecimento da criatividade entre os moradores de Pelotas, apostando em atividades de formação artística e no potencial criativo dos espaços públicos municipais, como suas praças, parques, museus e prédios históricos. Para isso, produzirá oficinas presenciais e tutoriais online de Poi e Origami.