Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Produção Científica da UCPel está entre as mais influentes do mundo

Produção Científica da UCPel está entre as mais influentes do mundo
11 agosto
09:13 2022

Cientistas da Católica de Pelotas (UCPel) estão entre os mais influentes da América Latina e do mundo, de acordo com o Ranking Mundial de Cientistas e Universidades 2022 do AD Scientific Index. A plataforma identifica os acadêmicos de áreas diversas, considerando a produção científica total e dos últimos cinco anos.

Maria Cristina Gonzalez

Os professores da universidade que ganharam destaque na lista e estão entre os 10% mais influentes são Ricardo Tavares Pinheiro (Ciências Médicas e da Saúde/Psiquiatria), Fernando Barros (Epidemiologia) e  Maria Cristina Gonzalez (Ciências Médicas e da Saúde/Nutrologia).

Com o resultado, a Católica de Pelotas alcançou a 35ª colocação no ranking da lista de universidades brasileiras com mais cientistas produtivos e influentes do planeta, de acordo com a pesquisa, subindo sete posições em comparação ao ranking de 2021. Além disso, a UCPel ocupa na lista o segundo lugar entre as universidades privadas da Região Sul do país, ficando atrás apenas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Fernando Barros

De acordo com o professor Ricardo Pinheiro, coordenador de pesquisa e pós-graduação da Católica de Pelotas, os dados revelados evidenciam que a UCPel tem a capacidade de produzir ciência com relevância e representatividade mundial. “A universidade tem uma produtividade elevada. Mesmo a gente não tendo tantos programas, os centros são produtivos”, aponta. O docente também conta que a Católica propõe uma pesquisa forte em qualidade e que o resultado é um reconhecimento da produtividade dos pesquisadores da universidade.

Já o professor Adriano de Assis, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC) da UCPel, explica que o índice é mensurado pelo número de vezes que um trabalho foi lido e aceito pela comunidade acadêmica, o que demonstra uma grande conquista para a Católica, principalmente para as pesquisas da área da saúde. “Os pesquisadores da universidade estarem nesta lista mostra a qualidade e a influência que o trabalho feito na UCPel tem na comunidade científica”, destaca.

Ricardo Pinheiro

O AD Scientific Index é um sistema de classificação e análise, baseado no desempenho científico e na qualidade da produção científica de cientistas individuais. Formado a partir do índice i10 e do índice h-Index, o ranking considera como fonte o Google Acadêmico.

Uma das mais relevantes da América Latina

Também de acordo com o ranking do AD Scientific Index, a UCPel ocupa a 71ª colocação entre as universidades com produções científicas mais influentes. No total, de acordo com o índice, há 1.734 instituições na lista. Entre as universidades comunitárias do Rio Grande do Sul presentes no ranking, a UCPel ocupa a 4ª posição.

O pró-reitor acadêmico Ezequiel Megiato comemora a colocação da UCPel no ranking e afirma que o reconhecimento é o resultado de um grande esforço coletivo. Ezequiel também fala da importância da universidade seguir levando os resultados de suas produções para a comunidade. “Nós temos um trabalho também em paralelo, que é transformar toda essa relevância acadêmica em projetos aplicados à nossa comunidade local e regional. É um motivo a ser celebrado”, enfatiza o pró-reitor.

Lista aponta outros pesquisadores da universidade

Além dos professores citados, outros pesquisadores da Católica de Pelotas também aparecem no ranking de produtividade:

  • Luciano Dias de Mattos Souza (Saúde Mental)
  • Luciana de Avila Quevedo (Saúde Mental)
  • Hiram De Almeida Jr (Dermatologia)
  • Adriano Martimbianco de Assis (Fisiologia/Bioquímica)
  • Maristela Bohlke (Nefrologia)
  • Vera Lúcia Marques De Figueiredo (Psicometria)
  • Lucas Borin Moura (Odontologia)
  • Eduardo Antonio César da Costa (Eletrônica e Computação)
  • Mariana Bonati De Matos (Saúde Mental)
  • Luiz Antonio Bogo Chies (Sociologia)
  • César Augusto Costa (Sociologia)
  • Paulínia Amaral (Psicologia)

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções