Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Professora da Fatec Pelotas dá dicas para redigir uma boa redação

21 outubro
14:00 2013

953fe4935c5f12a687fe89f6ef0a2e71

No contexto atual, escrever tornou-se uma necessidade para muitos profissionais e para estudantes que pretendem realizar o vestibular, mas é necessário atenção na hora de escrever.  “Produzir um texto nem sempre é uma tarefa fácil. Precisamos saber argumentar sobre um determinado assunto, prestar atenção a aspectos gramaticais, pontuação, clareza das ideias. Então, o objetivo aqui é apresentar de forma simples algumas sugestões para melhorar sua produção textual na hora do vestibular”, analisa a professora Eren Pasquali da Faculdade Senac-Pelotas.

Confira as dicas de redação da professora Eren Pasquali:

1. Cuide com o uso de palavras erradas (rúbrica por rubrica) ou mal escritas.
2. Evite usar frases prontas, provérbios e ditos populares.
3. Cuide para que suas frases não sejam ambíguas, isto é, com duplo sentido.
4. Seja claro, simples e objetivo de modo que suas ideias sejam facilmente entendidas pelo leitor.
5. Use os elementos de coesão como, por exemplo, então, portanto, ou, para manter e desenvolver o tema.
6. Evite períodos muito longos. É recomendável que a frase de cinco a quinze palavras.
7. Preste atenção à pontuação. A pontuação defeituosa pode comprometer seu texto, já que a pontuação adequada é um fator importante para se escrever com clareza.
8. Evite erros de concordância, como “Segue em anexo vários documentos.”. O correto é: “Seguem em anexo vários documentos.”
9. É importante, para fazer uma boa redação, saber o que caracteriza e diferencia um gênero textual de outro.
10. Tome uma posição em relação ao tema sugerido, desenvolva usando argumentos que fundamentem seu posicionamento e então finalize sua redação reforçando sua posição inicial, sem se contradizer.
11. O título é o último item a ser feito e deve ter relação com o assunto do texto e com o posicionamento assumido pelo autor.

Eren Pasquali é professora da Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas nos cursos de Marketing, Processos Gerenciais e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ministrando as disciplinas de Comunicação e Expressão e Inglês Instrumental.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções