Programa “Ciclo Verde” é lançado no loteamento Umuharama
O primeiro passo das atividades do novo programa ambiental da Prefeitura, o Ciclo Verde Pelotas, foi dado na manhã desta quinta-feira, no loteamento Umuharama, no Areal.
A prefeita Paula Mascarenhas, acompanhada pelo vice-prefeito, Idemar Barz, deu início às ações que serão executadas pelas equipes da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), com o plantio de três árvores, no canteiro central da rua Justino Severo Ribeiro na localidade.
Com foco no estímulo às ações voltadas para a gestão ambiental, como o manejo arbóreo e a arborização urbana, o Ciclo Verde foi apontado pela prefeita como uma iniciativa que vai aproximar o Município dos bairros, para identificação das necessidades de cada região. “Além das podas e supressões, quando necessárias, a proposta é de, também, trabalhar no plantio de novas árvores e espécies, na educação ambiental e no engajamento comunitário, para que todos cuidem da nossa cidade e atuem na preservação do meio ambiente. O Ciclo Verde, certamente, vai trazer muitos benefícios”, ressaltou.
Morador há cerca de 20 anos no bairro, o vice-prefeito também destacou a importância do programa para Pelotas e parabenizou a SQA pela iniciativa. “É um projeto extremamente relevante, que preserva a natureza, incentiva as pessoas a cuidarem das plantas e das praças. Estou muito feliz com a escolha de começar por aqui, neste bairro. Os moradores daqui estão se sentindo privilegiados por receber as ações”, comentou Barz.
Conforme o secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, a ideia do Ciclo Verde é priorizar um olhar sobre todas as dimensões da questão ambiental, como a necessidade de a pasta estar mais presente junto às comunidades e qualificar a prestação dos serviços de manejo arbóreo e, principalmente, mudar conceitos. “Identificamos algumas pessoas que têm enxergado a árvore, talvez, como inimiga, como algo perigoso, e nós queremos desmistificar esse processo com informação. Queremos criar um link com a população e estreitar laços e, por fim, incentivar o plantio”, detalhou.
Durante o ato, realizado numa das praças do Umuharama, o Município ainda lançou um guia com instruções e informações acerca da arborização urbana, e também foi apresentada a equipe da empresa terceirizada que vai se somar ao grupo de profissionais da Secretaria no trabalho ambiental. As ações do Ciclo Verde vão contar com o trabalho de reeducandos do programa Mão de Obra Prisional (MOP).
A previsão é que cada microrregião da cidade receba as ações do programa ambiental, que podem durar até duas semanas e variar em razão de condições climáticas. Após o Umuharama, a próxima localidade a receber a programação será a Cohab Fragata.
O CICLO VERDE
O programa, lançado há pouco mais de um mês, em reunião no Paço Municipal, possui três eixos de trabalho – bairro verde, compensatória verde e ação verde -, todos voltados para a preservação de áreas verdes da cidade. A escolha do Umuharama, para início das atividades do programa, se deu pela localidade possuir grande concentração de praças e canteiros já arborizados, além de ser um dos pontos que mais fazem solicitações relativas ao cuidado com o espaço público, além de áreas próprias para novos plantios.
Como entrar em contato com a SQA
Para solicitações, sugestões e dúvidas, os cidadãos podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (53) 3227.1642 / 3227.5442.