PROGRAMAÇÃO NA EMBRAPA : Entidades anunciam eventos para a 30ª Abertura da Colheita do Arroz
De 12 a 14 de fevereiro, o setor orizícola torna-se mais uma vez protagonista na 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, sediada pela Embrapa Clima Temperado, na Estação Experimental Terras Baixas, no Capão do Leão. A prefeita Paula Mascarenhas participou da coletiva de imprensa, que apresentou as principais atividades programadas pelo evento, organizado pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).
Ao lado dos representantes de instituições envolvidas com a tradicional abertura que atraiu a presença de mais de 7 mil pessoas, no ano passado, a prefeita destacou que o momento é sinônimo de reconhecimento à tradição do arroz na região e estado – 70% da produção brasileira é gaúcha – e de estímulo aos produtores e pesquisadores que continuam escrevendo esta história.
“Temos muita satisfação de receber a Abertura da Colheita porque é uma homenagem a todos aqueles que se envolveram nesta cadeia produtiva ao longo das décadas e são responsáveis por tornar a nossa região um símbolo da produção de arroz. Também é uma valorização aos nossos municípios, considerando que o evento movimenta a economia local, atrai turistas e produz riqueza”, salientou.
Paula também argumentou que o período, em fevereiro, será oportunidade para troca de experiências e produção de conhecimento voltado à tecnologia, sustentabilidade, gestão de pessoas, empreendedorismo e mercados internacionais. “Certamente fará o setor avançar e se desenvolver ainda mais”, indicou.
O ato de abertura oficial da colheita, que tem como tema “Intensificação para sustentabilidade”, está marcado para o dia 14 de fevereiro, às 14h, na lavoura, e deve contar com a representação de lideranças das esferas municipais, estaduais e federais. O presidente da Federarroz, Alexandre Velho, ao lembrar que 140 municípios do estado têm na lavoura arrozeira a sua principal matriz econômica, frisou que a atividade trata-se da maior abertura de grãos do Brasil. “Temos uma programação excepcional, nos três dias, trazendo temas fundamentais, como a estabilidade da produção de soja na metade sul e o mercado internacional”, afirmou.
SEGUNDO ANO CONSECUTIVO
Agradecendo à Federarroz, ao Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), à Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e a demais parceiros envolvidos na realização da abertura, o chefe-geral da Embrapa, Roberto de Oliveira, comentou sobre a satisfação da instituição em sediá-la, pelo segundo ano consecutivo. “A Embrapa tem a oportunidade de cumprir a sua missão, que é trabalhar com o desenvolvimento de tecnologias, e contamos com vocês para transferi-las para o setor produtivo”, disse.
Entre a programação diversa prevista para os dias 12, 13 e 14 de fevereiro, o pesquisador ressaltou a realização da 7ª Conferência Internacional do Arroz de Clima Temperado, que deve reunir cerca de 250 participantes de todo o mundo.
Também compareceram à coletiva de imprensa o coordenador regional do Irga, André Matos; o coordenador regional da Fetag/RS, João César Larrosa; o vice-presidente da Farsul, Fernando Rechsteiner; e o presidente do Sindicato Rural de Capão do Leão, Clóvis Vitória.
ABERTURA OFICIAL
O objetivo do evento é desenvolver o setor orizícola, reunindo produtores, autoridades, entidades e empresas do agronegócio do arroz com a finalidade de mostrar a campo, os últimos avanços científicos e tecnológicos na cultura do arroz, bem como discutir a realidade socioeconômica do setor em nível nacional e internacional. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na hora de entrada do evento.
A programação completa pode ser acessada pelo link http://www.federarroz.com.br/colheita/evento/#programacao .