Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

PROJETO APROVADO : Pêssego na merenda escolar da rede estadual

PROJETO APROVADO : Pêssego na merenda escolar da rede estadual
09 outubro
08:52 2019

A Assembleia Legislativa aprovou ontem o projeto de lei que inclui o pêssego e seus derivados no cardápio da merenda escolar da rede pública estadual de ensino. A proposta é de autoria do deputado pelotense Luiz Henrique Viana (PSDB). “A escola tem grande importância na formação dos hábitos alimentares dos estudantes. Com a inclusão do pêssego, o Estado tem a oportunidade de melhorar a alimentação dos alunos com uma fruta tradicional para os gaúchos e ainda fortalecer uma cadeia produtiva expressiva”, destacou Viana.

Com baixo teor calórico, o pêssego é rico em fibras e contém minerais, carboidratos, proteínas e vitaminas. Aliado a uma alimentação balanceada, pode ainda contribuir para uma saúde equilibrada.

Projeto do Deputado Viana

Projeto do Deputado Viana

Com a inclusão da fruta na merenda, a projeção do Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel) é de um aumento de 7% em produção e geração de empregos, além do consequente incremento financeiro. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a produção anual na região de Pelotas compreende cerca de 60 mil toneladas de pêssego, sendo que 50 mil toneladas são usadas pela indústria.

Segundo a Embrapa, o Rio Grande do Sul lidera a produção da fruta no país, com uma área de 13 mil hectares de pomares. Os gaúchos têm a maior representação do mercado nacional, com 40% do total. O Estado conta ainda com a maior concentração de área plantada, distribuída em duas regiões: Zona Sul (pêssego para indústria) e Serra (para consumo fresco). Mas o principal polo está localizado no Sul gaúcho, numa área que compreende 13 municípios, com destaque para Pelotas, Canguçu, Piratini e Morro Redondo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções