Projeto da UFPel cuida de idosos do Asilo de Mendigos
Idosos que vivem em instituições são um dos grupos mais vulneráveis para complicações decorrentes do contágio pelo novo coronavírus. O projeto da UFPel GEPETO – Gerontologia: Ensino, Pesquisa e Extensão no Tratamento Odontológico, atua na maior instituição de longa permanência para idosos (ILPI) do município, o Asilo de Mendigos de Pelotas.
O grupo, inicialmente formado por docentes e discentes de Odontologia, conta hoje com a participação do curso de Terapia Ocupacional e pretende ampliar ainda mais, com aproximação do curso de Farmácia. Com a suspensão das atividades presenciais, o grupo tem atuado na produção de ações em redes sociais (instagram @projeto.gepeto e facebook por compartilhamento), incentivando o cuidado com idosos e estimulando doações para o Asilo.
Com a publicação de portarias estaduais regulamentando o acesso a visitantes em ILPIs, o projeto acaba de divulgar um cartaz informativo com apoio da Secretaria Estadual de Saúde e aprovação do Comitê UFPel COVID-19. O cartaz visa facilitar a divulgação do conteúdo da portaria 289 de 04/05/2020 SES-RS de forma simples e objetiva, e pode ser acessado no link: https://saude.rs.gov.br/upload/arquivos/202005/13170730-gepeto-visitantes.pdf .
O conteúdo da portaria, Nota Técnica, cartaz e outras informações relativas à legislação para as ILPIs pode ser acessado em: https://saude.rs.gov.br/coronavirus-instituicoes-de-idosos .
Mais informações podem ser solicitadas por email ([email protected]), ou aos docentes Eduardo Dickie de Castilhos (Odontologia) e Fernanda Capella Rugno (Terapia Ocupacional).