PROJETO DE EXTENSÃO : Inventário do Patrimônio Cultural é atualizado
Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), integrantes do projeto de extensão Apoio às Práticas Patrimoniais, participaram de mais uma saída de campo na última segunda-feira.
O trabalho desenvolvido pelos estudantes contribuirá para a preservação do patrimônio arquitetônico de Pelotas.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Pelotas e a UCPel para a atualização do Inventário do Patrimônio Cultural de Pelotas, feito na década 1980. Cerca de um terço dos 1,8 mil prédios que estão previstos para este levantamento já foram concluídos e até setembro esta etapa deverá ser finalizada. A atividade tem como principal finalidade avaliar a possível existência de alterações em fachadas e coberturas inventariadas.
Para a docente e coordenadora do projeto, Daniele Behling Luckow, proporcionar uma experiência além da sala de aula para os alunos com uma atividade que tem relação com a futura área profissional é uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos acadêmicos. Ela destaca que ter a possibilidade de identificar as modificações que acontecem nas edificações, analisando se é possível reverter ou se adaptar a elas, é uma forma de contribuição para a conservação arquitetônica de Pelotas.
A acadêmica do sétimo semestre e bolsista do projeto, Victoria Maurente, ressalta que ter a chance de participar desse tipo de estudo é muito importante, visto que o ingresso no mercado de trabalho se aproxima. “Participar deste projeto é interessante, pois aprendemos a fazer levantamentos urbanos e também sobre como devemos proceder com uma casa inventariada. Nós como arquitetos precisamos saber manejar essas atividades”, conta.
O próximo passo é analisar todos os levantamentos apurados e, em seguida, debater com a Prefeitura os dados coletados. Na sequência, as etapas seguintes do projeto serão definidas.