Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Projeto de incentivo à exportação chega a Pelotas

Projeto de incentivo à exportação chega a Pelotas
21 novembro
16:21 2013

Com a promessa de alinhar ações para promover a competitividade industrial entre os municípios da região sul do Estado foi lançado ontem (20), na sede do Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel), o Projeto de Extensão Industrial Exportadora do Sul (PEIEX/Sul). A iniciativa é do Sistema FIERGS, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), juntamente com o Centro Internacional de Negócios (CIN-RS) e parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil).

O projeto, que tem como objetivo estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, qualifica e amplia os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior. “É um instrumento de caráter estruturante aos setores e de reforço da base exportadora do Brasil. Assim, o projeto oferece soluções para problemas técnico-gerenciais e tecnológicos das empresas buscando soluções nas áreas de administração estratégica, capital humano, finanças e custos, vendas e marketing, produto, manufatura e comércio exterior”, explicou o coordenador do CNT, Kurt Ziegler.

Segundo Kurtz o convênio firmado entre os parceiros em Pelotas possibilitará a execução deste projeto que atenderá, anualmente, 160 empresas da Zona Sul. Ele ainda mencionou que desde 2009, mais de mil empresas foram atendidas no Estado e a meta é chegar a 1,5 mil até 2014. Em Pelotas, mais de 25 empresas foram visitadas nos últimos seis meses, desde que o Núcleo vem operando. “ A partir de agora, está oficializado o projeto e os números deverão receber incremento”, anunciou Kurtz.

Já para o gerente de Competitividade Empresarial da Apex-Brasil, Tiago Terra, as variações cambias, a crise mundial e o custo Brasil não são apenas os únicos entraves para que as empresas nacionais operem no comércio exterior. Segundo ele, a falta de preparo e de estrutura para enfrentar a disputa no mercado internacional é um fator relevante. Terra ainda citou que as experiências frustradas ou mesmo a dificuldade de cruzar a fronteira brasileira e manter negócios num mercado implacável nas exigências de qualidade e prazos de entrega derrubam, inclusive, o valor de um produto com potencial. “ É para driblar essa estatística que a APEX/Brasil atua. Afinal, exportar é inovar”, disse.

O presidente do Cipel, Ricardo Coelho Michelon destacou a relevância do trabalho para despertar a cultura exportadora junto aos empreendedores da região e adiantou que a entidade oferecerá todo o suporte para que o projeto alcance êxito e as metas projetadas. “ A questão de incentivar associados ao ingresso no mercado internacional sempre foi um desafio para o Cipel. Através da parceria firmada para a instituição do PEIEX teremos ferramentas seguras para fomentar esta atividade”, concluiu.

PRESENÇAS – O prefeito de Pelotas, Eduardo Leite e o vice-prefeito de Rio Grande, Eduardo Lawson participaram do ato de abertura do evento e reafirmaram o apoio do Poder Público para o desenvolvimento das ações do projeto.

Palavras-chave

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções