Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Projeto de lei prevê subsídio ao transporte coletivo em Pelotas

Projeto de lei prevê subsídio ao transporte coletivo em Pelotas
04 maio
09:00 2021

A Prefeitura protocolou, quarta-feira, junto ao Legislativo Municipal, o projeto de lei que autoriza ao Município a concessão de subsídio ao transporte público coletivo urbano de Pelotas. O objetivo é disponibilizar um aporte financeiro para o custeio de serviço ao Consórcio de Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), com o intuito de manter o valor da tarifa pública cobrada aos usuários e incentivar a sua utilização. O texto oficial da iniciativa é denominado Mensagem Nº 22/2021.

A medida justifica-se ao se observar a queda no número de passageiros no transporte coletivo em Pelotas nos últimos dois anos, especialmente em 2020, com a pandemia do coronavírus. Ao mesmo tempo, o combustível utilizado teve um aumento sucessivo de 17%. Esses dois fatores, juntos, levariam ao aumento da tarifa, que atualmente é de R$ 4, o que traria prejuízos tanto para a sociedade – já que não é indicado aumentar a tarifa durante uma pandemia – quanto para o próprio sistema de transporte público, que se tornaria menos atrativo aos olhos dos usuários.

Sendo assim, com objetivo de priorizar o transporte coletivo público urbano e melhorar a mobilidade dos passageiros dentro da área municipal, a iniciativa em questão concede permissão ao Município para repassar os valores necessários ao Consórcio de Transporte Coletivo de Pelotas. Tudo isso é feito tendo em mente que é preciso ocorrer a manutenção da tarifa, mantendo-a em R$ 4, e não o aumento.

Esse subsídio é calculado com base na análise das planilhas de custo do Consórcio e comprovação de desequilíbrio econômico do contrato. O secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, explica que a lei não estabelece valores. A quantia vai depender da análise do desequilíbrio, e isso pode variar mensalmente. Dessa forma, o projeto autoriza, apenas, o repasse de um valor determinado e necessário à manutenção da tarifa, sempre pensando no usuário final.

O foco do Município é, portanto, encontrar formas de equilibrar o sistema, sem que haja alteração no valor a ser pago pelos usuários do meio de transporte. Ainda de acordo com Fábio, a ideia é que a comunidade seja beneficiada com a manutenção da tarifa, mantendo a utilização do transporte público coletivo urbano em Pelotas acessível a todos e incentivando a utilização do serviço.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções