Projeto de qualificação da UBS Bom Jesus está concluído
Com um orçamento de aproximadamente R$ 800 mil, a maior parte do investimento deve ser do setor privado por meio de patrocínios. O projeto, que já está concluído, será apresentado ao Conselho Municipal de Saúde (CMS) nos próximos dias para ser validado.
A proposta elaborada pelo Instituto Tellus prevê, além da reforma e ampliação do prédio, a expansão e qualificação dos serviços da Unidade, com cursos de capacitação, visando “mudar conceitos com foco na valorização do usuário”, diz o prefeito Eduardo Leite. Com a aquisição de equipamentos, programas, ampliação da equipe e dos serviços, como atendimento psicológico, a vice-prefeita Paula Mascarenhas afirma que esse será o embrião da mudança total, e o desafio será a universalização dele, ou seja, replicar a fórmula nas demais unidades.
A elaboração da proposta passou pela discussão com servidores, usuários e com a Secretaria de Saúde (SMS). A comunidade envolvida tem cerca de 20 mil moradores e dez mil são cadastrados na Unidade, totalizando 48 mil procedimentos por ano.
De acordo com o projeto, a captação de recursos deve ser feita nos próximos dois meses para que o resto do cronograma possa ser cumprido. O coordenador de Estratégia e Gestão, César Mendes, diz que o projeto prevê uma evolução em conceito de atendimento e acolhimento ao usuário.