Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Projeto forma 55 jovens para o mercado de trabalho

Projeto forma 55 jovens para o mercado de trabalho
05 setembro
08:52 2018

O Salão Nobre do Paço Municipal foi palco, ontem à tarde,  de mais uma importante solenidade: a formatura das três primeiras turmas do Projeto Start, ligado ao eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz.

 

Os 55 jovens do Sítio Floresta, Areal e Colônia Z3 receberam uma capacitação para o mercado de trabalho, dividida em oito módulos; nove destes adolescentes já estão empregados no Jovem Aprendiz.

Entre formandos e familiares, o clima era de alegria e emoção. Escolhida para representar os colegas na cerimônia, Samira Borges de Campos falou sobre os obstáculos iniciais para vencer a timidez e as dificuldades do trabalho em equipe, e como isso não deve interferir na realização de sonhos. “Não podemos desistir, temos que lutar pelo que queremos e perseguir as oportunidades”, disse a adolescente do Sítio Floresta.

 

Acompanhando a filha Kérollin Corrêa desde o primeiro módulo, a aposentada Gladis Corrêa não conseguia esconder a gratidão ao vê-la empregada pelo Jovem Aprendiz. A adolescente havia participado de outras seleções, mas foi depois do Start que conseguiu garantir a vaga no Macro Atacado Treichel, empresa parceira da iniciativa.

A prefeita Paula Mascarenhas destacou o papel do poder público em contribuir para que a juventude tenha oportunidades e possa viver em segurança, longe da violência. Dar apoio, perspectivas e fomentar a autonomia, por meio do trabalho, são alguns dos objetivos do Pacto.

“O começo da vida adulta é difícil, mas que vocês saibam tirar aprendizados dessas experiências. Queremos que o Start ajude vocês a desenvolverem talentos, a escolher o próprio caminho; que possam ser vocês mesmos. Vale a pena acreditar nas pessoas e construir a paz”, disse a chefe do executivo aos formandos.

Participaram da entrega de certificados e kits – contendo material escolar, livros de literatura e informações sobre o patrimônio histórico de Pelotas – o vice-prefeito Idemar Barz; o coordenador executivo do Pacto Pelotas pela Paz, Samuel Ongaratto; os secretários de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, Educação e Desporto, Artur Corrêa, e Governo, Clotilde Victória; o diretor de manifestações cultuais da Secretaria de Cultura, Paulo Pedrozo; o supervisor executivo do CIEE, Lourenço Guimarães; o juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Marcelo Malizia Cabral.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções