Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Projeto Garotos da Lagoa eleva qualidade de vida em diferentes zonas de Pelotas

Projeto Garotos da Lagoa eleva qualidade de vida em diferentes zonas de Pelotas
18 outubro
10:21 2021

“Esporte é uma ferramenta muito forte para criança, para sua criação e educação”, acredita Sandro, responsável pela iniciativa desde 2008

Por: Henrique König

Um projeto que move sonhos desde 2008. A Associação Atlética e Cultural Garotos da Lagoa foi fundada por Sandro Rosa, ex-jogador xavante, que atuou no Bento Freitas entre 1989 e 1994. Trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, proporcionando através do esporte um incentivo, uma qualidade de vida e a chance para melhores caminhos.

Sandro Rosa, ex-jogador de futebol que iniciou o Garotos da Lagoa na Z-3; ao lado, criançada treina em um dos sábados no Parque Lobão

“Meu sonho era dar oportunidade para outras pessoas. Hoje temos cinco meninas no Internacional. Tem menina também no Grêmio e no Juventude. Temos um menino que subiu para o profissional do Ypiranga de Erechim. Ele era lá da Praça Aratiba, no Barro Duro, o Edmilson, que no projeto chamávamos de Junior”.

O Garotos da Lagoa começou na Colônia de Pescadores, a Z-3, mas hoje atende jovens também na praia do Barro Duro e no Areal. São cerca de 200 contemplados. 120 meninos nas regiões praieiras, 40 no bairro Areal e mais 40 meninas, totalizando os cerca de 200 jovens.

Sandro Rosa administra a Associação com CNPJ próprio e com ajuda da esposa, Tatiana Rocha. Através da parceria com a prefeitura, o professor João Gusmão valoriza o projeto há cinco anos. É um profissional competente, de passagem por outros segmentos da cidade. O treinador de futebol Geverton Duarte também está com o projeto, através da parceria com o Vida Ativa. “Ele tem muito a passar para a gurizada, estamos contentes em contar com a sua experiência.” Também ex-jogador, Geverton recentemente se matriculou no ensino superior em Educação Física.

Sandro explica como funciona a captação com projeto social: “O projeto é inscrito na COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e também na Assistência Social (CEMASPEL). Um projeto, para sobreviver de material, precisa do CNPJ e procurar editais, receber doações com nota para empresas, para abater do imposto de renda. Procurei fazer inscrições nas secretarias, para pagar profissionais e ter os devidos registros”.

Diretoria do Garotos da Lagoa organiza o projeto que visa educação e bem estar para Z-3, Barro Duro e agora também trabalho no Arealense

A ajuda empresarial é fundamental. Ecosul, Biscoitos Zezé, Banco Sicredi, Base Investimentos, Lobato Veículos, Nasi Revestimentos, entre outras auxiliam o projeto. “A Biscoitos Zezé ajuda com bolachas na alimentação, também outras auxiliam de forma mensal ou trimestral. Há empresas que querem colocar o símbolo nos uniformes. Outros fornecem material esportivo, como tênis, chuteiras e meias. Comecei na Z3, mas hoje temos núcleo no Barro Duro e também no Areal. Pleiteamos também com a Câmara de Vereadores e com a prefeita Paula, em busca de construir uma sede no Barro Duro”.

Este sonho é o próximo passo, pois vai expandir ainda mais o projeto cultural Garotos da Lagoa. A ajuda vai se estender para toda comunidade do Barro Duro, dos mais jovens aos mais velhos. “Contemplar as crianças não só com o esporte. Buscamos a dança, uma biblioteca, aulas de reforço, artes marciais, informática. Tudo isso queremos abranger. A Prefeitura nos ajudar também com mais professores através do Vida Ativa. Temos grande possibilidade de abrirmos ano que vem com parceria com a SMED. Já temos a empresa para construir a sede, que deve contar também com alfabetização para os pais e cozinha para atender a todos. Queremos ir mais longe, prestando atendimento também a quem nem goste de futebol”.

Apesar de parar a atividade física durante a pandemia, com retorno, aos pouquinhos, somente em agosto de 2021, a importância do projeto é enorme para as comunidades: “Paramos com o futebol na pandemia. Mas temos convênio com o Mesa Brasil, então atendemos às famílias com alimentação. Era o que mais precisavam. Houve bastante doação no início, mas as empresas foram parando. Hoje mesmo (15) fizemos doação de alimentos. Na Expofeira, o Garotos da Lagoa também foi uma das cinco instituições beneficiadas na cidade. Para o mês, pretendemos atender mais 50 famílias.”

Como o retorno aos campos e quadras é gradual, por enquanto treinos só aos sábados. Em condições mais normalizadas, os treinamentos ocorrem em turno inverso da escola. “Seis meninos foram ao Grêmio fazer avaliação. Segunda-feira mandaremos mais seis para serem avaliados. É um sonho deles profissionalizar lá dentro, mas só de passarem uma semana em Eldorado, é um aprendizado e experiência que jamais pensavam ter.”

Sem perder de foco o viés social, Sandro imagina mudanças significativas no espaço urbano de Pelotas: “A Colônia Z-3 e o Barro Duro precisam muito da nossa ajuda. A prefeitura tem áreas verdes paradas, então podíamos utilizar para sedes esportivas e sociais. Áreas com capim alto, no máximo animais amarrados pelos donos. A prefeitura colheria esses bens se investisse. Conversei também com o vereador Carlos Junior, bastante ligado ao esporte, sobre isso”, embrionando mais uma boa ideia.

A certeza é que, mesmo com o tempo parado durante a pandemia, retornando mais forte agora, o projeto Garotos da Lagoa é constante fazedor de gols de placa.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções