Projeto Óleo Sustentável é premiado em congresso nacional
A iniciativa pelotense de reciclagem do óleo de cozinha saturado ganhou destaque no 32º Congresso organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), em Belo Horizonte. O projeto Óleo Sustentável, desenvolvido pelo Sanep, recebeu o prêmio de Melhor Trabalho Técnico Oral, no Tema III – Resíduos Sólidos: reciclagem, coleta, tratamento, disposição final e aterros, na cerimônia de encerramento do evento, nesta quarta-feira (24).
O coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos da autarquia, Edson Plá Monterosso, apresentou o trabalho técnico intitulado Implantação de usina de reciclagem de óleo de cozinha saturado: sustentabilidade ambiental com inclusão social e valor econômico, na segunda-feira (22). A pesquisa detalha o processo desde o descarte do óleo de cozinha usado pela população até a produção dos itens de limpeza na cooperativa de reciclagem, com a geração de emprego, renda e economia de recursos públicos.
Reconhecimento estadual e nacional
É o segundo prêmio conquistado por Pelotas com o projeto Óleo Sustentável. No ano passado, a iniciativa ambiental garantiu o primeiro lugar na categoria Meio Ambiente no Prêmio Boas Práticas na Gestão Municipal da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Para Monterosso, o reconhecimento coroa o trabalho diário de cada setor da sociedade envolvido no processo de reciclagem do óleo.
“É um orgulho enorme para a cidade. O projeto é recente, mas de grande impacto nas áreas ambiental, econômica e social. Receber essa premiação, no maior evento nacional de Saneamento e Engenharia Sanitária do país, confirma a qualidade do trabalho desenvolvido, que tende a crescer ainda mais com a colaboração cada vez maior da população”, salienta.
De acordo com a coordenação do evento, foram selecionados 173 trabalhos de todo o Brasil sobre resíduos sólidos para apresentação. O projeto Óleo Sustentável foi apresentado no formato oral junto a outras 92 iniciativas.
Participe
São mais de 25 pontos de coleta de óleo saturado espalhados pela cidade, em locais de grande movimentação, como o Mercado Central, o Parque Una, supermercados e postos de gasolina. A lista completa e o passo a passo de como descartar corretamente o produto podem ser acessados no site do Sanep.