Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

PROJETO : Parque da Baronesa será requalificado

PROJETO : Parque da Baronesa será requalificado
21 julho
09:58 2016

“Pelotas sempre sentiu a necessidade de contar com um parque urbano, atraente, qualificado, reunindo espaços para diversão, lazer, práticas esportivas, descanso e cultura. Temos uma área privilegiada e acessível, necessitando apenas de qualificação.” A afirmação foi feita pelo prefeito Eduardo Leite, no ato de apresentação do projeto Parque da Baronesa, ontem, no Salão Nobre da prefeitura.

PREFEITO assinou autorização para a primeira fase das obras

PREFEITO assinou autorização para a primeira fase das obras

No evento, o prefeito também assinou a autorização para execução da primeira fase da requalificação do projeto, que foi elaborado pela empresa Feel Studio, e terá recursos de contrapartida.

A primeira etapa, que está prestes a se iniciar, inclui a requalificação dos caminhos e da iluminação da Baronesa, além da área do acervo. A segunda envolve a construção de quadras poliesportivas e a terceira o auditório. A ideia é promover a remodelação em todo o quarteirão da Baronesa, localizado na avenida Domingos de Almeida com São Francisco de Paula.

A idealização do projeto partiu da identificação de como era o parque no passado, a partir de 1870, a partir de fotografias, para preservação de características peculiares, entre as quais a flora. Os objetivos da requalificação daquela área de 48 mil metros quadrados fundamentam-se na promoção do uso do espaço público e no incentivo à prática da convivência.

O projeto do Parque é composto pela Casa Azul, onde funciona a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), playground, jardim francês, o Museu e o acervo, além de esportes, auditório, guarita, banheiros e foodtruck. A primeira fase – dos passeios e iluminação – será executada com a parceria do Shopping Pelotas.

O ato de assinatura da autorização, pelo prefeito Eduardo, para execução da primeira fase do projeto, contou com a presença dos secretários municipais e representantes do Shopping Pelotas.

O prefeito Eduardo entregou aos representantes dos Conselhos uma cópia do projeto do Parque da Baronesa, para que acompanhem o desenvolvimento da ideia original das intervenções. Para encerrar, foi apresentado um passeio virtual do Parque remodelado de acordo com o projeto.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções