Projeto que declara trapiche patrimônio cultural de Pelotas tem veto de Eduardo
O prefeito Eduardo Leite vetou integralmente o projeto de lei do vereador Beto Z3 (PT) que declara o Trapiche localizado na Praia do Laranjal como integrante do Patrimônio Cultural e Turístico de Pelotas.
Lido na reunião da Comissão de Constituição e Justiça, o veto revoltou o parlamentar, que pediu aos colegas a derrubada da decisão do governo. “Não vejo razão para o veto. Nossa proposta é garantir que o Trapiche continue a ser o cartão-postal do Laranjal, hoje interditado por absoluta falta de condições de uso”, afirmou Beto Z3.
O vereador também pediu ao futuro vice-prefeito Idemar Barz que “nos ajude a reverter essa decisão, porque sempre que se fala na nossa praia a primeira imagem que se tem é do Trapiche”.
RAZÕES – Segundo o prefeito o veto foi motivado “por afronta ao princípio da independência e harmonia dos Poderes, ao propor medida de natureza político-administrativa, própria do Poder Executivo, via projeto de lei”. Leite argumenta, ainda, que a proposta é “contrária ao interesse público por falta de suporte legal”, ao que o vereador Beto Z3 se contrapôs: “ o interesse público é pela permanência, manutenção e devolução do Trapiche à comunidade, visto ser um dos nossos pontos turísticos mais visitados e lembrados por todos que vêm a Pelotas”.