Diário da Manhã

sábado, 18 de maio de 2024

Notícias

“Projeto Remar para o Futuro” conquista 47 medalhas no Brasileiro

“Projeto Remar para o Futuro” conquista 47 medalhas no Brasileiro
29 setembro
14:29 2021

Projeto reúne alunos de escolas da rede pública municipal e integra as estratégias do Pacto Pelotas pela Paz

Doze atletas pelotenses do projeto Remar para o Futuro garantiram recorde de medalhas no Campeonato Brasileiro 2021, realizado de 20 a 26 deste mês, na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Quarenta e sete medalhas foram conquistadas, entre ouro, prata e bronze. O Remar é parte das estratégias do Pacto Pelotas pela Paz, no eixo de Prevenção Social, com alunos da rede municipal de ensino, de famílias em vulnerabilidade social.

“O resultado foi gratificante para Pelotas e para o projeto que ganha mais força a cada ano, atingindo projeção nacional e internacional”, afirma o coordenador técnico Oguener Tissot.

O Remar para o Futuro tem vínculo com o Centro Português 1º de Dezembro, de Pelotas, e com o Clube de Regatas Flamengo, no Rio de Janeiro, além da parceria com o Município, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), e da Universidade Federal de Pelotas, com a Escola Superior de Educação Física (Esef/UFPel).

Os jovens atletas que competiram no Brasileiro, nas classes de barcos individuais, de dupla, de quarteto e de oito remadores, são: Maria Fhurmann, Evelen Cardoso, Mariana Macedo, Shaiane Ucker, Helen Belony, Piedro Xavier, Ana Júlia Ferreira, Robson Radmann, Facundo Mezquita, Brenda Madruga, Davi Rubira e Robert Goia. Alguns já residem no Rio de Janeiro, mas o ponto de partida foi o projeto pelotense Remar para o Futuro.

Tissot lembra que Pelotas, em 1874, já praticava remo de forma organizada. “O Município tem história, tradição nessa prática desportiva e, em 2021, atinge o ápice de projeção nacional e internacional. Essa evolução, por meio do projeto Ramar para o Futuro, é gratificante. Além disso, conquistamos reconhecimento, porque somos uma das duas cidades do interior que participam do campeonato interclubes, enquanto as demais são capitais.”

Atualmente, atletas do Remar estão treinando para o Campeonato Sul-Americano, que será no Paraguai, na capital Assunção, em dezembro e, no mesmo mês, o campeonato Jovens Talentos, em Porto Alegre.

O coordenador geral do projeto é Fabrício Boscolo del Vechio, e a equipe técnica é formada pelo preparador físico Thiago Mello; pelo treinador da Base, Maurício Feijó; pela professora de Yoga e supervisora Verônica Diedrich; pelos nutricionistas Matheus Witch e Larissa Braga; pelo fisioterapeuta Flávio Moreira (parceria com a UCPel); e pela dentista Bianca Santana. Oguener Tissot, além de coordenador técnico do projeto, atua como head coach da equipe.

O projeto também conta com algumas empresas locais parceiras, através do programa Adote um Atleta (Arroz Emoções) e é beneficiado pelo Fundo Social Sicredi.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções