Projeto Remar para o Futuro está no Brasileiro de Remo
O projeto de extensão “Remar para o Futuro”, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), parece estar, de fato, remando para mares nunca dantes navegados. Partiram na manhã desta segunda-feira para a cidade de São Paulo os atletas juniores Evelen da Silva Cardoso e Piedro Xavier Tuchtenhagen, acompanhados pelo coordenador técnico do projeto, Oguener Tissot. Ambos os atletas participarão do Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos, que ocorrerá na raia olímpica da USP durante os dias 18 e 19 de março.
A competição contará com a participação de mais de 150 atletas de grandes clubes de todo o Brasil. Os dois jovens atletas praticam a modalidade há aproximadamente um ano e meio, e desde então treinam diariamente, de segunda a sábado, com práticas nos barcos, remo indoor, musculação, pilates, yoga, até levantamento de peso olímpico.
Os atletas também contam com acompanhamento de nutricionistas, fisioterapeutas, psicóloga, microbiologista e traumatologista.
O projeto “Remar para o Futuro” é uma realização da Prefeitura Municipal de Pelotas (SMED), Clube Centro Português e Escola Superior de Educação Física da UFPel (ESEF). Além de ter sido contemplado com o Programa de Extensão Universitária (PROEXT 2016), conta com o apoio de diversas empresas privadas que participam do Programa “Adote um Atleta” e com o Fundo Social SICREDI.
O projeto contempla jovens matriculados na rede municipal de ensino dos bairros Areal e Laranjal, e também do Colégio Municipal Pelotense, e em breve novas vagas serão ofertadas para jovens entre 12 e 14 anos.
Os representantes do “Remar para o Futuro” ficaram três dias concentrados na Ilha do Pavão, na Sede de Remo do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, clube este também parceiro do Projeto e com o qual os atletas irão viajar e se hospedar durante o Campeonato Brasileiro de Remo.
Os atletas têm retorno previsto para o dia 19 de março e destacam que têm como objetivo conquistar uma boa colocação na competição.