Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Projeto Socializar beneficia comunidade

18 janeiro
09:16 2017

Desde outubro, a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) conta com dez apenados do regime semi-aberto do Presídio Regional de Pelotas (PRP) atuando na drenagem do Município por meio do Projeto Socializar. Com os resultados positivos, a intenção é ampliá-lo para 30 pessoas.

O convênio firmado entre a prefeitura e a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) em setembro de 2015 permitiu a requalificação de 14 prédios da Saúde do Município – 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e um prédio administrativo. Em outubro de 2016, a mão de obra prisional passou a ser utilizada também para serviços de limpeza urbana.

Para o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Jéferson Dutra, os principais benefícios do projeto são a ressocialização dos apenados e o serviço de qualidade realizado por eles. “Eles fizeram um serviço no jardim e no estacionamento do Foro da Comarca de Pelotas e, depois disso, recebemos uma carta do juiz Marcelo Malizia Cabral, diretor do órgão, elogiando o trabalho”, lembra.

APENADOS atuam em diversas frentes

APENADOS atuam em diversas frentes

Dutra destaca ainda que os apenados que integram o projeto recebem 75% de um salário mínimo como pagamento e, a cada três dias trabalhados, um é subtraído da pena.

Nesta semana, a equipe trabalha na limpeza de valetas da rua Abrilino Ferreira Cardoso, no Sítio Floresta, que será pavimentada com Tratamento Superficial Duplo Invertido (TSDI), assim como a Arthur Raubach, que também recebeu intervenções de drenagem pelos apenados. No local, ainda serão limpas as valetas das ruas Arthur Fiss e Ataliba de Figueiredo Paz.

Os apenados atuaram também na drenagem de oito ruas da Bom Jesus que receberam o TSDI, em desobstruções mecânicas de canos cheios de lixo descartado de forma incorreta, na preparação do segundo Ecoponto do Município e na limpeza do Parque da Baronesa.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções