Diário da Manhã

quarta, 17 de julho de 2024

Notícias

Projetos socioesportivos de Pelotas são destaques em Brasília

Projetos socioesportivos de Pelotas são destaques em Brasília
05 dezembro
16:26 2023

Audiência pública é uma solicitação do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB-RS)

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira, a partir das 15h, audiência pública com o objetivo de debater “A adoção de políticas públicas para o esporte como instrumento de inclusão social de jovens atletas”, por indicação do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB-RS). Na oportunidade serão apresentados três projetos em execução no município de Pelotas, com resultados significantes ao longo dos anos: Remar para o Futuro, Quem Luta Não Briga e Magia da Dança. São iniciativas, de acordo com o deputado, que colhem frutos em todo o Brasil, inclusive com convocações para representar o país em competições internacionais.

Foram convidados e já confirmaram presença Rossano Diniz, coordenador do Quem Luta não Briga; e Oguener José Tissot da Costa, coordenador do Remar para o Futuro. Também foram convidados representantes do município de Pelotas e do projeto Magia da Dança.

Em sua justificativa na realização da audiência, Trzeciak – que é integrante da Comissão do Esporte – destacou o êxito dessas iniciativas sociais em Pelotas. “Tendo em vista o quanto enriquecedor tem sido enxergar o crescimento e os resultados alcançados pela via do esporte, na descoberta e na inclusão de jovens atletas, pretende-se apresentar e compartilhar as boas experiências que os projetos estão deixando no município.” Ele lembrou ainda que as políticas estão inseridas num programa governamental maior, dedicado a prevenir e a incentivar a inclusão social pelo esporte, contribuindo para a cidadania dos jovens atendidos, alunos da rede municipal de ensino. Durante seu primeiro mandato, o parlamentar também destinou recursos para os três projetos, ajudando a garantir a continuidade do trabalho.

Os projetos

Remar para o Futuro – Realizado há oito anos, trabalha no fomento do remo como modalidade olímpica. Oferece ações de ensino e práticas do esporte indoor e na água a estudantes. Mais de dez atletas já saíram de Pelotas para a Seleção Brasileira de Remo. A Confederação Brasileira de Remo, inclusive, reconhece o projeto como um dos principais celeiros no processo de formação de talentos.

Quem Luta Não Briga – Criado em 2011 (12 anos), já atendeu milhares de jovens de Pelotas com a oferta gratuita da prática de Taekwondo, modalidade esportiva de combate olímpico. Nesse período formou faixas pretas e atletas que conquistaram títulos nacionais e internacionais.

Magia da Dança – O projeto existe há 13 anos. As aulas de Ballet são oferecidas através de uma parceria entre a Prefeitura e o Grupo de Ballet de Pelotas aos estudantes da rede pública do município. Impacta positivamente na vida dos alunos pelo conhecimento sobre a dança clássica, os benefícios à saúde, o desenvolvimento de habilidades emocionais e o aprimoramento dos resultados escolares.

 

Foto: Lucian Brum

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções