Diário da Manhã

terça, 05 de dezembro de 2023

Notícias

Projetos socioesportivos de Pelotas terão destaque em Brasília

Projetos socioesportivos de Pelotas terão destaque em Brasília
05 setembro
18:53 2023

A pedido do deputado Daniel Trzeciak (PSDB-RS), será realizada audiência pública na Câmara Federal

A Comissão do Esporte (Cespo) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (05/09) o Requerimento 63/2023, de autoria do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB-RS), para a realização de audiência pública com o objetivo de debater o tema Políticas públicas para o esporte como instrumento de inclusão social de jovens atletas, e apresentar os projetos de sucesso em execução no município de Pelotas, onde passaram a se destacar resultados e conquistas significantes. Trzeciak é integrante da Comissão do Esporte e apresentou o pedido durante a reunião semanal do órgão.

O deputado sugeriu que sejam convidados para participar da audiência representantes do município de Pelotas e os coordenadores dos projetos Remar para o Futuro, Quem Luta Não Briga e Magia da Dança.

Em sua justificativa, ele destacou o êxito destas iniciativas sociais de Pelotas. “E tendo em vista o quanto enriquecedor tem sido enxergar o crescimento e os resultados alcançados, pela via do esporte, na descoberta e na inclusão de jovens atletas, pretende-se com a audiência pública expor e compartilhar boas experiências que os projetos estão deixando no município.”

Trzeciak lembrou ainda que tais políticas estão inseridas num programa governamental maior, que se dedica a prevenir e a incentivar a inclusão social pela via do esporte, contribuindo para a cidadania dos jovens que são atendidos: alunos da rede municipal de ensino. O sucesso já é visível tanto no Rio Grande do Sul, quanto no Brasil e no exterior, com premiações e até mesmo convocações para representar o país em competições internacionais. A mais atual foi a convocação de dois ex-atletas do Remar para o Futuro, que irão representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Chile, o maior evento do continente.

“São exemplos, portanto, do quanto é possível o Poder Público mudar vidas através do esporte, o que pode e deve ser compartilhado, servindo certamente de inspiração a que outros jovens em situações hoje adversas em outras regiões possam ser resgatados e descobertos como atletas em potencial, faltando muitas vezes apenas uma oportunidade, ou um olhar mais cuidadoso dos órgãos estatais na formação de políticas públicas que absorvam toda essa potencialidade”, destacou o parlamentar.

Os integrantes da Comissão aprovaram por unanimidade o Requerimento e a data da audiência em Brasília será agendada.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções