Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Proposta de lei proíbe publicidade sexual perto de escolas

14 março
16:43 2014

O vereador Antonio Peres-Toninho (PSB) protocolou proposta de Projeto de Lei (PL) que proibi a colocação de propaganda com teor sexual a uma distância mínima de 200 metros de escolas. O objetivo segundo o parlamentar é evitar a exposição dos alunos a influência deste tipo de publicidade, levando em conta que crianças e adolescentes estão na escola formado o seu caráter como cidadão. O PL será encaminhado para análise das comissões, para então entrar em votação no plenário.

''Este tipo de publicidade perto dos educandários pode distorcer os valores'' disse Toninho, autor do projeto

”Este tipo de publicidade perto dos educandários pode distorcer os valores” disse Toninho, autor do projeto

A proposta baseia-se na Constituição Federal, artigos 221 e 222, que determina que os meios de comunicação observem principio de respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família. E no artigo 227 que diz; A Lei deve punir severamente, o abuso, a violência e a exploração sexual da criança e dos adolescentes.

O vereador observou também o Estatuto Criança e do Adolescente (ECA), que prevê que crianças e adolescente tenham a sua condição peculiar de pessoas em desenvolvimento preservada já que ainda não possuem maturidade adulta. No artigo 74 é destacado que o Poder Público tem a obrigação de regular a natureza das informações, através de órgãos competentes, como forma de preservação das crianças e adolescentes.

A iniciativa do socialista diz que; Fica proibida colocação de propaganda que contenha teor sexual ou que possa instigar a sexualidade a uma distância mínima de 200 metros das escolas de educação infantil de ensino fundamental e médio da rede pública e particular de ensino. Fica a cargo do Executivo regulamentar a Lei no que tange ao conceito de conteúdo sexual e o que mais for necessário para sai fiel execução.

“A publicidade tem um forte poder de persuasão tendo grande influência na formação de opiniões. A TV diariamente nos expõe a excessivo conteúdo sexual. Entende que este tipo de publicidade perto dos educandários pode distorcer os valores, e até antecipar certas descobertas nos alunos, trabalhadas de outras maneiras por professores e pais”, diz o proponente Antonio Peres-Toninho.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções