Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

Proposta de Pelotas ao Iconicidades abre concurso arquitetônico

Proposta de Pelotas ao Iconicidades abre concurso arquitetônico
26 abril
08:51 2022

A prefeita Paula Mascarenhas participou, nesta segunda-feira (25), da cerimônia de lançamento da segunda etapa do projeto Iconicidades do governo do Estado, para revitalização de prédios e espaços simbólicos para as comunidades gaúchas. O evento, realizado no Palácio Piratini, marcou a abertura do concurso público nacional de arquitetura para a elaboração de propostas a cada um dos cinco projetos vencedores.

Entre os cinco municípios, cujos projetos foram escolhidos, o de Pelotas já está disponível aos profissionais da arquitetura interessados. O período de submissão de propostas teve início nesta segunda-feira e segue até o dia 17 de junho. Ao todo, serão 15 trabalhos selecionados, três para cada município e, além de premiação, o vencedor levará, ainda, o contrato com a cidade, sendo o de Pelotas com o maior valor: R$ 749.199,54. Os demais períodos para inscrição serão abertos nos próximos dias, com a previsão de que todas as propostas vencedoras sejam apresentadas em 18 de julho.

PREFEITA Paula acompanha lançamento da segunda etapa do projeto

De acordo com a prefeita Paula, esse projeto é muito transformador para Pelotas, por envolver o último grande prédio do Centro Histórico da cidade que ainda não foi recuperado: o casarão em diagonal à Prefeitura, local que foi sede do Banco do Brasil e da Secretaria Municipal de Finanças. Com o Iconicidades, além de restaurá-lo, será possível instalar o Centro de Gastronomia da Fecomércio.

“Com essa parceria, vamos fomentar a geração de emprego e renda, a formação de estudantes e entrar de vez na questão da economia criativa. Agradeço ao Estado por esses investimentos, por ser um estimulador desse novo posicionamento e dessas novas ideias de se ter a paisagem urbana como uma ferramenta propulsora de desenvolvimento econômico, cultura e engajamento social”, destacou a chefe do Executivo pelotense.

O governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, ressaltou a importância dos investimentos por meio da iniciativa para o resgate histórico e a economia das regiões das cinco cidades contempladas. “É sempre necessário lembrar que o Iconicidades está dentro de um projeto maior, que é o Avançar RS, e que já resulta em R$ 6,3 bilhões de investimentos em todas as áreas. Há dois anos, talvez não acreditássemos que isso fosse possível. O Iconicidades é também uma forma de o Estado apoiar as histórias dos municípios e do Rio Grande do Sul como um todo, com a inovação e o empreendedorismo”, frisou.

Também participaram da cerimônia os secretários estaduais de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal, e de Cultura, Beatriz Araújo, o deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB), além do diretor geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos, Hiparcio Stoffel, e demais prefeitos e representantes dos municípios contemplados.

PROPOSTA DE PELOTAS

Por meio de parceria com a Fecomércio/RS, a Prefeitura inscreveu, no Iconicidades, a proposta de revitalização da edificação localizada na esquina da Praça Coronel Pedro Osório, em diagonal ao Paço Municipal, onde funcionou, por muitos anos, a agência do Banco do Brasil e a Secretaria de Finanças. No local, será instalada a Escola de Gastronomia do Senac e um memorial do doce de Pelotas.

OUTRAS PROPOSTAS

  • Rio Grande – projeto Ecoparque Turístico Molhes da Barra
  • Santa Maria – projeto Clube do Ferroviários: Centro de Inovação e Economia Criativa
  • São Leopoldo – projeto Casa da Feitoria/Museu do Imigrante
  • Cachoeirinha – projeto Complexo Cultural Casa da Cultura

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções