Diário da Manhã

Notícias

Proprietários de salões de festas infantis negociam processo de reabertura

Proprietários de salões de festas infantis negociam processo de reabertura
16 julho
08:58 2021

Com a intermediação da Câmara de Vereadores de Pelotas representantes do setor de salões de festas infantis deram início nesta semana a um diálogo com a Prefeitura para negociar a abertura gradual dos estabelecimentos.

O primeiro encontro aconteceu na terça-feira com o secretário de Governo, Fábio Machado e intermediação do líder do Governo na Câmara, Marcos Ferreira, Marcola (PTB).

Conforme os empresários, o setor é formado por 63 espaços para eventos infantis que envolvem aproximadamente 170 empresas de outras atividades complementares como animação, decoração, segurança, higienização, alimentação, entre outras. A conta é de que as festas infantis geram algo em torno de 600 empregos entre diretos e indiretos.

A empresária Sunci Alves proprietária de uma empresa especializada em festas de 15 anos, casamentos e formaturas explica que durante o encontro foi entregue uma carta aberta assinada por representantes do setor solicitando à prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) liberação para uma retomada gradativa das atividades suspensas há 16 meses. “As aulas para as crianças pequenas já voltaram, há uma liberação estadual para a retomada das festas infantis, mas em Pelotas segue tudo fechado. A proposta é de um retorno nos moldes dos restaurantes e com capacidade de público controlada e limitada”, afirma.

Nessa proposta consta, além dos já conhecidos protocolos sanitários como controle de temperatura e distribuição de álcool gel, a previsão de uma lotação mínima de 5% do previsto no Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) de cada local e máxima de 40, com funcionamento de no máximo até às 3h.

“O município precisa encontrar meios de possibilitar que estas empresas que estão fechadas a quase um ano e meio possam reabrir e voltar a gerar empregos, renda e movimentar a economia da cidade. O avanço da campanha de vacinação nos dá essa segurança”, avalia Marcola. A proposta, agora, será analisada pela prefeita Paula, que desde fevereiro tem participado de reuniões com representantes do setor de eventos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções