Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

PRÓXIMA META : Vaga na Série D

18 fevereiro
08:47 2014
Zimmermann foi a “sementinha” do sucesso plantada em 2012 e que produz frutos há quase dois anos

Zimmermann foi a “sementinha” do sucesso plantada em 2012 e que produz frutos há quase dois anos

Não poderia ser melhor o astral dos xavantes. Após oito rodadas do Gauchão, o Brasil segue invicto e na segunda colocação da competição, com aproveitamento de 75%. Tem ainda a melhor defesa do campeonato, com apenas dois gols sofridos; e o terceiro melhor ataque, com 12 tentos. A vaga na primeira divisão de 2015 já está assegurada matematicamente. A meta agora é garantir presença na Série D do Brasileiro.

“Queremos sim vaga na Série D, como todos os times querem. Não prometemos nada. Vamos seguir com os pés no chão, trabalhando jogo a jogo, com cautela para não frustrar o torcedor”, diz o presidente Ricardo Fonseca. O Brasil não participa da quarta divisão nacional desde 2012, quando foi eliminado logo na primeira fase. No ano passado, o clube esteve no cenário brasileiro, mas foi participando da Copa do Brasil.

A campanha no Gauchão surpreende até os torcedores mais otimistas. “Estamos colhendo os frutos da sementinha que nós plantamos lá em 2012, quando contratamos o Rogério Zimmermann”, frisa o dirigente. Mas a principal causa do sucesso está na manutenção do grupo, que vem jogando junto há um ano e meio.

Com oito jogos de invencibilidade, o Brasil igualou a campanha de 1994, quando o time xavante ficou sem perder nas oito primeiras rodadas do Gauchão. A marca poderá ser superada nesta quinta-feira, caso não ocorra derrota diante do Esportivo.

Túlio e Washington em observação

foto 3 página 17As três modificações feitas na equipe do Brasil durante o segundo tempo do jogo de domingo foram determinadas por problemas físicos – consequência da maratona de jogos. Túlio Souza e Washington estão em observação médica para saber se terão condições de jogar nesta quinta-feira, às 20h30, diante do Esportivo, no Bento Freitas. Já Cirilo não é problema. Cleiton retorna ao time, depois de ter cumprido suspensão na vitória de 2 a 0 diante do São Luiz.

O médico André Guerreiro disse ontem que Túlio Souza sentiu uma fisgada na parte posterior da coxa direita ao fazer um chute a gol no segundo tempo do jogo de domingo. Nesta segunda, o meio-campista fez um exame de ressonância magnética. O resultado será conhecido hoje. Já Washington acusou uma dor na região do púbis e se encontra em tratamento. Cirilo sentiu apenas câimbras e, assim, não preocupa o departamento médico.

Para uma eventual substituição de Washington, o reserva é Nunes. Já para a posição de Túlio, o técnico Rogério Zimmermann tem duas opções: Márcio Hahn ou Elton. Cleiton tem retorno garantido ao time, após cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Ele foi o único jogador do Brasil – em oito partidas até agora no Gauchão – a desfalcar o time por suspensão.

Bate Pronto – por Caldenei Gomes

Só falta gol para o 10

Túlio Souza tem provado a cada jogo que é um jogador de qualidade acima da média para a nossa realidade do interior gaúcho. Teve feito grandes atuações. No domingo, ele foi – ao lado de Nena – personagem da vitória xavante diante do São Luiz. Mas está faltando um gol para coroar o rendimento do meio-campista. E não é por falta de tentativa.

O camisa 10 do Brasil tem dado trabalho aos goleiros, especialmente em cobranças de falta. Túlio faz cobraças de falta à média distância, usando força e colocação, mas tem faltando um pouquinho mais de precisão para tirar do alcance dos goleiros. O “quase” impediu o grito de gol nos jogos contra Pelotas e São Luiz.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções