Diário da Manhã

domingo, 05 de maio de 2024

Notícias

PRÓXIMO DESAFIO : A meta é manter-se na Série B

25 abril
09:11 2016

Brasil só quer evitar o rebaixamento na competição para criar “raízes” entre os principais clubes do país

Em 19 dias estará começando a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B. É o principal desafio do Brasil na temporada de 2016. A meta rubro-negra é manter-se entre os 40 melhores clubes do futebol nacional. Para isso terá que evitar ao final de 19 rodadas as quatro últimas posições da tabela de classificação, as quais são destinadas ao rebaixamento. A campanha do Xavante até agora no ano não é de entusiasmar. Mas muitos concorrentes da Série B tiveram também dificuldade nos estaduais.

O Brasil foi o oitavo colocado no Gauchão. Passou toda a competição lutando para entrar no G-8 e se distanciar da zona de rebaixamento. A permanência na primeira divisão estadual foi a principal conquista da temporada, a qual veio acompanhada do bônus de jogar as quartas de final. No confronto eliminatório contra o Grêmio foi derrotado por 4 a 1. Um desempenho no estadual bem inferior aos dos dois anos anteriores, quando faturou o título do Interior.

Brasil não fez boa campanha no Gauchão, mas possui grupo experiente e acostumado a superar desafios Foto: Jonathan Silva/Assessoria GEB

Brasil não fez boa campanha no Gauchão, mas possui grupo experiente e acostumado a superar desafios
Foto: Jonathan Silva/Assessoria GEB

Na Copa do Brasil, o Xavante teve que cruzar novamente contra um grande time do futebol brasileiro, o Atlético/PR. Fez duas boas partidas diante dos paranaenses, mas não evitou a eliminação, com empate por 1 a 1 no Bento Freitas e derrota por 1 a 0 em Curitiba.

QUALIDADE – Até o momento a diretoria rubro-negra não anunciou nenhuma contratação para o Brasileiro, embora admita a necessidade de aumentar o número de jogadores no elenco. A esperança de uma boa campanha se sustenta na manutenção da base do grupo, que levou o clube à Série B nacional e, principalmente, na capacidade do técnico Rogério Zimmermann de fazer com que a equipe siga evoluindo a cada competição. A queda de aproveitamento no Gauchão foi exceção no histórico do treinador – desde 2012 – no Bento Freitas.

Campanha dos adversários na temporada

Atlético/GO – Foi eliminado pelo Anápolis nas semifinais do Campeonato Goiano, com duas derrotas: 1 a 0 em Anápolis e 2 a 1 no Serra Dourada. Foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil pelo Ypiranga de Erechim, com derrota de 2 a 0 no Serra Dourada, depois do empate por 2 a 2 no Colosso da Lagoa.

Avaí – Depois de perder oito partidas no segundo turno do Catarinense e vencer apenas uma até a penúltima rodada, o Avaí escapou do vexame do rebaixamento. Isso foi possível devido à campanha no primeiro turno, quando foi vice-líder – atrás apenas da Chapecoense. Está em desvantagem também na primeira fase da Copa do Brasil no confronto com o Operário/MT, porque perdeu o primeiro jogo por 1 a 0. Também foi derrotado nos três jogos disputados na Primeira Liga.

Bahia – O time baiano está na final do campeonato estadual. Vai decidir o título – busca o tricampeonato – no clássico com o Vitória. O primeiro jogo será no Barradão, dia 1º de maio. No domingo seguinte, o segundo clássico na Arena Fonte Nova. Na Copa do Brasil, o Bahia passou para a segunda fase eliminando o Globo/RN. Já na Copa do Nordeste foi eliminado pelo Santa Cruz na semifinais.

Bragantino – A equipe de Bragança Paulista joga a Série A2 do Paulista. Foi eliminada nas quartas de final pelo Batatais, depois de ser vice-líder na etapa classificatória, ficando atrás apenas do São Caetano. O Bragantino precisou de apenas um jogo para avançar à segunda fase na Copa do Brasil: fez 2 a 0 no Brasília no Distrito Federal.

Ceará – O Vovô fez a melhor campanha da primeira fase do Campeonato Cearense, mas foi eliminado na segunda etapa ao ficar último lugar num triangular com Guarani de Juazeiro e Guarany de Sobral. Tem boa chance de classificação na Copa do Brasil, porque empatou com o Resende por 2 a 2 fora de casa. A partida de volta ocorre na quinta-feira no Presidente Vargas em Fortaleza. Na Copa do Nordeste, o Ceará foi eliminado pelo Santa Cruz nas quartas de final.

CRB – O time das “três letras” está na final do Campeonato Alagoano. Eliminou o Coruripe nas semifinais. Busca o bi em Alagoas contra o CSA. Na Copa do Brasil, o CRB eliminou o Ivinhema, do Mato Grosso do Sul, na partida de ida, com vitória de 2 a 0. Na Copa do Nordeste foi eliminado pelo Sport nas quartas de final.

Criciúma – O Criciúma fez uma campanha apenas regular no Catarinense, ocupando posição no meio da tabela: sem chance de chegar à final e sem risco de rebaixamento. O Tigre perdeu o primeiro jogo da Copa do Brasil (2 a 1 para o Operário/PR). Decide seu futuro na competição no Heriberto Hülse. Foi eliminado na primeira fase da Primeira Liga.

Goiás – A equipe de Goiânia segue buscando o bicampeão estadual. Está na final diante do Anápolis. A classificação foi garantida neste domingo, com vitória de 1 a 0 diante do Vila Nova. Está em desvantagem na primeira fase da Copa do Brasil, porque perdeu por 2 a 1 para o Ríver/PI, em Teresinha. O jogo de volta ocorre quarta-feira no Serra Dourada.

Joinville – O JEC pode começar a se recuperar do rebaixamento na Série A do Brasileiro de 2015 com título do Catarinense, que, no passado, foi conquistado dentro de campo, mas perdido na Justiça Desportiva por causa de um jogador inscrito de forma irregular. O Joinville faz a final com a Chapecoense, campeã do primeiro turno. O primeiro jogo será em casa, dia 1º de maio. A classificação para a segunda fase da Copa do Brasil será disputada na quarta-feira na Arena Joinville. No jogo de ida, o time catarinense empatou por 1 a 1 com Comercial/MS.

Londrina – O Tubarão caiu fora do Paranaense nas quartas de final ao ser superado pelo Atlético/PR com derrota de 2 a 0 na Arena da Baixada. No primeiro jogo deu empate por 1 a 1. O Londrina passou fácil na primeira fase da Copa do Brasil no confronto com o Parauabepas/PA, vencendo por 1 a 0 fora de casa e goleado por 6 a 0 no Estádio do Café.

Luverdense – O Luverdense está nas semifinais do Campeonato Mato-Grossense. Vai enfrentar o Sinop em jogo único. Ganhou duas vezes o estadual: 2009 e 2012.

Náutico – Foi eliminado nas semifinais do Campeonato Pernambucano pelo Santa Cruz. Perdeu o primeiro jogo por 3 a 1 no Arruda no jogo de ida. Na volta, na Arena Pernambucano, só fez 1 a 0. Também perdeu a classificação na primeira fase da Copa do Brasil ao empatar por 1 a 1 em casa com o Vitória da Conquista. No primeiro jogo tinha empatado por 0 a 0 na Bahia.

Oeste – O time de Itapolis foi rebaixamento na Série A1 do Paulistão, com um aproveitamento de apenas 28,9% nos 15 jogos da primeira fase. Foram três vitórias, quatro empates e oito derrotas.

Paraná – O limite da campanha do Paraná Clube foi até as semifinais do Paranaense. Foi eliminado pelo Atlético/PR, com derrota de 2 a 1 na Arena da Baixada e vitória  por 1 a 0 no Dorival de Brito, mas perdeu a vaga nos pênaltis Já na Copa do Brasil, a equipe paranista avançou no confronto com o Estanciano/SE (empate por 1 a 1 e vitória de 2 a 0).

Paysandu – O Papão da Coruzu foi mal na Copa Estado do Pará, sendo eliminado na primeira fase, o que determinou sua queda para a segunda divisão estadual. Já na Copa Verde garantiu vaga na final, eliminado seu final Remo. Vai decidir o título regional com o Gama.

Sampaio Correa – Está garantido nas semifinais do Campeonato Maranhense, quando irá enfrenta o Imperatriz em dois jogos. O Sampaio Correa foi eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste.

Tupi – O time de Juiz de Fora ficou a apenas um ponto da zona de rebaixamento no Campeonato Mineiro. Seu aproveitamento foi de 39,4% nos 11 jogos da primeira fase da competição.

Vasco – O time carioca está invicto há 22 jogos. Fez 2 a 0 no Flamengo neste domingo e garantiu presença na final do Campeonato Carioca, quando enfrenta o Botafogo. Na Copa do Brasil, o Vasco estreou com vitória de 1 a 0 diante do Remo, em Belém do Pará. Na quarta-feira joga em casa para confirmar classificação à segunda fase.

Vila Nova – A eliminação no Campeonato Goiano ocorreu nas semifinais ao perder para o Goiás por 1 a 0, neste domingo. No primeiro jogo houve empate por 1 a 1. Na Copa Verde, o Vila Nova caiu nas quartas de final ao perder nos pênaltis para o Gama.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções