PSICOLOGIA : Curso aborda terapia dos esquemas mentais
Evento promovido pelo Psiconap trabalhará ferramenta desenvolvida por Jeffrey Yong e terá carga horária de 20 horas
Compartilhar com psicólogos, psiquiatras e estudantes a utilização da ferramenta psicoterápica “Terapia dos esquemas mentais”. É a proposta da equipe de profissionais do Psiconap em curso que será ministrado na sede da entidade, na rua Almirante Barroso, 2.780, nos dias 17 deste mês, 8 e 15 de outubro, 5 e 12 de novembro, das 8h às 12h. Os participantes receberão certificados de 20 horas aula.
Desenvolvida por Jeffrey Yong, a terapia dos esquemas é uma das abordagens de terceira onda que se diferencia da terapia cognitiva convencional por utilizar um modelo de desenvolvimento que ajuda a conscientizar o paciente sobre a origem dos seus problemas, de seu temperamento e de seus estilos de enfrentamento desenvolvidos ao longo da vida, com maior ênfase nas estratégias emocionais vivenciais.
“Esquemas mentais são padrões de comportamento que aprendemos ao longo da vida e que influenciam ações, sentimentos e pensamentos. Estes esquemas podem ser tanto positivos como negativos”, observa o psicólogo Giovani Cantarelli, especialista em terapia cognitivo comportamental e psicologia clinica, com formação em Esquemas Mentais e pós-graduação em Teorias Psicanalíticas.
PADRÃO – De acordo com a terapia, um esquema é um padrão estável e duradouro que se desenvolve durante a infância e é aperfeiçoado durante toda vida, são crenças sobre si, os outros e o mundo que o individuo aceita sem questionar.
“Os esquemas são autoperpetuadores e resistentes a mudanças e nem sempre há consciência sobre a existência deles”, continua Giovani, lembrando os mesmos atuam de modo sutil fora da nossa consciência e quando surgem desencadeados por situações da vida, gatilhos, pensamentos e sentimentos são dominados por eles fazendo com que as pessoas tenham emoções desagradáveis e pensamentos negativos e disfuncionais.
A terapia do esquema evidencia aspectos de personalidade que podem estar interferindo na vida do individuo, dificultando o alcance de seus objetivos
Ao analisar as relações parentais, temperamento e estilos de enfrentamento desenvolvidos, é possível identificar os esquemas ativos atualmente e como eles atuam.
Mais informações e inscrições estão à disposição pelos telefones (53) 32276354 – 84616354 e 99112545 – ou e-mail [email protected]
MINISTRANTES DO CURSO
Giovani Cantarelli – Psicólogo
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental Clinica, Formação Esquemas Mentais.
Marizele Camacho Cantarelli – Psicóloga
Mestre em Educação, Especialista Psicologia Clinica e Escolar, formação em Terapia Cognitiva e Esquemas Mentais.
Graziela Mayumi Toma – Médica Psiquiatra
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental – Psiquiatra da Infância e Adolescência.