Diário da Manhã

sábado, 12 de outubro de 2024

Notícias

Quase 13 mil imóveis de propriedade do governo gaúcho estão cadastrados no Painel de Imóveis do Rio Grande do Sul

Quase 13 mil imóveis de propriedade do governo gaúcho estão cadastrados no Painel de Imóveis do Rio Grande do Sul
03 maio
15:39 2023

Com a presença do governador Eduardo Leite, foi lançado, nesta quarta-feira (3/5), o Painel de Imóveis do Rio Grande do Sul (rsimoveis.rs.gov.br/). A ferramenta, desenvolvida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) com o apoio da Procergs, disponibiliza a localização dos imóveis de propriedade do Estado, suas características e tipos de ocupação, como, por exemplo, postos de saúde, escolas e delegacias.

O material foi apresentado durante evento realizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre. O projeto inédito, liderado pela Subsecretaria de Patrimônio do Estado da SPGG, começou a ser desenvolvido em junho de 2021, após sugestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), para ampliar a transparência e o acesso às informações do governo. O site foi baseado em uma ferramenta similar utilizada com sucesso para gestão de leitos da covid-19 pela Secretaria da Saúde.

Com o painel, o governo espera melhorias na gestão da carteira de imóveis e maior segurança na tomada de decisões. O site permite, ainda, a extração de relatórios contendo dados de localização, destinação e outras características dos imóveis.

Projeto inédito busca ampliar a transparência e o acesso às informações sobre os imóveis do governo – Foto: Maurício Tonetto/Secom

“Patrimônio imobiliário é também recurso público. Termos o domínio dos dados dos imóveis do Estado permite consolidar os mecanismos de transparência e acesso à população, além de fornecer ao governo os instrumentos adequados para planejar e promover uma gestão cada vez mais eficaz”, destacou o governador Eduardo Leite.

Para completar o trabalho, a equipe da SPGG revisou o cadastro de aproximadamente 13 mil imóveis, atualizando e revisando documentações e processos. A titular da SPGG, Danielle Calazans, ressaltou o ineditismo do projeto no Poder Executivo dos estados, sem parâmetro também no governo federal.

“Essa é uma ação inovadora, única no país no poder público, e busca permitir que toda a sociedade possa acompanhar os dados. É o pontapé inicial de um projeto que tende a ser muito grande e robusto para o Estado”, ressaltou Danielle.

A apresentação contou com a presença do secretário de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, do presidente do TCE-RS, Alexandre Postal, e da subsecretária de Patrimônio do Estado em exercício, Grazielle Testa.

“Um imóvel parado gera custos para o governo, gera custos para a sociedade e pode deteriorar áreas das cidades. A correta destinação tem um potencial transformador e esse é o nosso desafio aqui”, disse o secretário Capeluppi.

A implantação de um novo padrão de cadastro e a inserção de imagens dos imóveis estão no horizonte de aprimoramento do portal.

“Nós temos que evoluir, pensar no futuro. Somos um Estado pujante, que trabalha e que pode muito mais. Quero saudar a toda a equipe pelo trabalho realizado e que possamos divulgar, levar isso adiante, para o maior aproveitamento das áreas”, afirmou o presidente do TCE-RS.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções