Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

QUASE LÁ : Jogadores promissores se destacam e Brasil fica mais perto da permanência para próxima Série B

QUASE LÁ : Jogadores promissores se destacam e Brasil fica mais perto da permanência para próxima Série B
15 dezembro
10:17 2020

Por: Henrique König

Uma vitória maiúscula. Luiz Henrique, Bruno Matias, de pênalti, e Bruno José, um dos gols mais bonitos da temporada, fizeram os tentos do triunfo por 3×1 sobre o Guarani, na noite de domingo (13), em partida válida pela 28ª rodada da Série B do Brasileiro. O Brasil interrompeu uma incômoda sequência de três jogos sem vencer, subiu aos 36 pontos e abre sete de vantagem para o Z4, inaugurado pelo Paraná, que perdeu na rodada para o América.

O Brasil perdeu dois nomes para o ataque: Jarro, com fratura no tornozelo não atua mais na temporada. Dellatorre também ficou de fora por lesão na coxa. No pré-jogo, no embarque da concentração para o Bento Freitas, houve cobrança de torcida organizada para o grupo render mais. O panorama era tenso e a vitória muito necessária, para evitar a aproximação com o Z4 da tabela.

Em boa atuação, ela foi construída na Baixada. O Brasil começou em cima do Guarani. O time visitante, porém, tem ótima qualidade técnica, não por acaso vinha de cinco vitórias nos últimos seis jogos, uma das sensações no returno da Série B. Bruno Sávio, de fora da área, quase acertou o ângulo da meta. Em outro lance, troca de passes, mas Giovanny estava impedido na grande área. O Xavante de Tencati soube se defender, dar botes certos e ser efetivo na frente.

Luiz Henrique concluiu de fora da área, o goleiro deu rebote, houve um cruzamento e o zagueiro Diego Ivo cabeceou para fora. O Brasil voltava a ficar melhor em campo. Foi quando Felipe Albuquerque, importante em entrada desde o começo no lugar de Rodrigo Ferreira, cobrou escanteio, a bola chegou para Luiz Henrique, ele limpou a marcação, conduziu, abriu espaço e chutou no canto, rasteiro: 1×0.

No último lance do primeiro tempo, em troca de passes, o Guarani confrontou o goleiro Rafael Martins, que fez ótima defesa para segurar o placar. No primeiro momento da etapa final, tudo que o Brasil queria. Alex Ruan acionou Luiz Henrique na área, ele saía do marcador quando foi derrubado: pênalti. No primeiro minuto, Bruno Matias cobrou firme a penalidade máxima e fez 2×0. Foi o primeiro gol profissional de Bruninho, dedicado à esposa.

O Guarani procurou reagir. O time de Felipe Conceição adiantou seus zagueiros, suas linhas como um todo e conseguiu pressionar o Xavante. Em cruzamento da esquerda, Bruno Sávio antecipou o goleiro Rafael Martins e descontou: 2×1.

Tencati colocou o estreante Wellissol no lugar do cansado Luiz Henrique, craque da partida. Wellissol avançou em velocidade, pediu pênalti, mas o árbitro não quis marcar outro. O Guarani jogou bolas para área, arriscou chutes de média distância, como já fazia desde o início. Um cruzamento da esquerda quicou na área xavante, encobriu Martins e beijou o travessão. A bola não entraria mais lá.

Eis que Wellissol puxou contra-golpe, viu Bruno José, enfiou a bola em passe magistral e a qualidade do emprestado pelo Inter apareceu. Aos 51’, Bruno ganhou do defensor na velocidade, conduziu, encarou o goleiro, o encobriu e colocou na rede: 3×1. Um dos mais lindos gols da Baixada nestes cinco anos de Série B. Assistência de Wellissol e gol de Bruno José: pintura.

O Brasil venceu, convenceu, subiu aos 36 pontos e tem mais seis jogos em casa para garantir a permanência na Série B. A próxima está marcada para quarta-feira, no Bento Freitas, diante do Botafogo-SP. Héverton, Nuno, Matheus Oliveira e Bruno Santos ainda cumprem isolamento social por terem pego a covid-19.

Em decorrência do protesto e cobrança forte de torcida organizada contra membros do elenco do GE Brasil, o clube emitiu nota: “Em decorrência dos acontecimentos pré-jogo entre Brasil e Guarani, o clube repudia qualquer forma de intimidação e/ou agressão a qualquer membro do grupo de jogadores, comissão técnica e colaboradores.” – O episódio mais marcante foi contra o meia Wellington Simião, que, intimado por torcedores, teria prestado boletim de ocorrência no Bento Freitas.

Dentro de campo, uma atuação convincente do Xavante. O ataque funcionou com Luiz Henrique com nota 8,1 pela Seleção da Rodada da Série B, enquanto Bruno José, autor do golaço final, teve nota 8,2. Felipe Albuquerque foi bem na lateral direita, assim como a dupla de zaga com Camilo e Diego Ivo. Sousa e Bruno Matias tiveram bom trabalho com a bola e Wellissol estreou com assistência. Matheuzinho e Rafael Vinicius, mais sumidos no meio campo com a bola, participaram taticamente, em jogo de empenho na marcação. É o Brasil de Tencati procurando e por vezes encontrando soluções no elenco. Jogo de quarta-feira, às 16h30, no Bento Freitas, contra o Botafogo-SP, ainda está sob decisão da prefeitura para ocorrer ou não. O protocolo de bandeira preta proíbe a realização de evento esportivo.

Comentários ()

Seções