Querendo sair de baixo, Brasil e São José duelam
Por: Henrique König
O G.E. Brasil entra em sua quinta missão no Campeonato Gaúcho 2021. Ainda com bandeira preta pelo Rio Grande do Sul, por conta dos riscos da pandemia de covid-19, com os leitos em 100% de ocupação pelo estado, o Xavante duela nesta sexta-feira (19), às 20h00, no estádio Passo d’Areia, em Porto Alegre. O adversário é o São José. O Brasil soma 4 pontos na tabela de classificação, enquanto o Zeca está com 3. Ambos têm chance de ingressar na zona de rebaixamento em caso de tropeço nesta 5ª rodada.
O Rubro-Negro tem dois jogos fora de casa em sequência. Para não se enredar na classificatória, é necessário avançar nos pontos. Diante do São José, o desfalque é Igor Miranda, sem condições físicas após sentir lesão. O jogador, que foi titular nos quatro primeiros encontros, abre uma vaga no time. Vidal pode aparecer pelo lado direito, mas, como Igor entrou no meio campo no empate diante do Caxias, o novo titular pode ser neste setor. Volantes Everton Dias e Douglas Araújo, além do meia Gabriel Terra aguardam oportunidade.
Claudio Tencati, que costuma ajeitar a equipe de acordo com as exigências do jogo, novamente deve formular sua estratégia considerada ideal.
O São José tem sido duro adversário para o Brasil. Em 2018, foi eliminado pelo Xavante na semifinal somente nos pênaltis. Em 2019 e em 2020, virou vítima de um Rubro-Negro em má fase. O Brasil venceu no Passo d’Areia
por 3×1 e, no Gauchão passado, conquistou sua primeira vitória no torneio no Bento Freitas, por 1×0, gol de Gabriel Poveda.
O Zeca abre a rodada em 10º lugar, apenas uma posição acima do Z-2. O time venceu a primeira na rodada anterior, 1×0 sobre o Aimoré. O time de Carlos Moraes conta com nomes conhecidos, como o histórico goleiro Fabio, o lateral-direito Léo Príncipe, ex-Corinthians, o lateral-esquerdo Marcelo, além dos volantes Karl e Rafael Jataí e do centroavante Luiz Eduardo, ex- Brasil.
FICHA TÉCNICA: SÃO JOSÉ x BRASIL
SÃO JOSÉ: Fábio; Léo Príncipe, Pablo, Victor Salinas e Marcelo; Karl, Tiago Ulisses, Fabiano, Crystopher, França e Alessandro Vinícius (Luiz Eduardo). Técnico: Carlos Moraes.
BRASIL: Matheus Nogueira; André Krobel, Ícaro, Leandro Camilo e Artur; Everton Dias (Douglas Araújo ou Gabriel Terra), Rômulo, Bruno Matias, Jarro, Netto e Bruno Paraíba. Técnico: Claudio Tencati.
- ÁRBITRO: Leandro Vuaden, com Jorge Bernardi e Juarez Junior.
- HORÁRIO e LOCAL: 20h, no Passo d’Areia, em Porto Alegre.
- Partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Gaúcho.