QUINTAS-FEIRAS: Público e feirantes aprovam mudança de local na Av. Bento
A tradicional feira-livre das quintas-feiras na Bento Gonçalves, concentrada em apenas uma quadra, no canteiro central da avenida entre as ruas Marechal Deodoro e Barão de Santa Tecla, tem gerado elogios de parte dos consumidores e dos próprios feirantes.
Antes do início das obras de requalificação da avenida, as bancas espalhavam-se em duas quadras. Agora, mais compacta, a feira recebe aprovação, sob o argumento de que as pessoas não gostam de caminhar muito, carregando sacolas, para pesquisar preços e localizar produtos que mais lhe agradem.
O QUE DIZEM OS CONSUMIDORES
Dona Marlene Aquino é freguesa assídua da feira-livre. Todas as quintas-feiras, faz suas compras de frutas, verduras e legumes. Para ela, a concentração das bancas em apenas uma quadra está muito boa e, em relação às obras de requalificação da avenida, declara que “tudo o que vem para melhor tem que ter sacrifícios.”
Elizabete Martins também aprova a compactação da feira, dizendo que tudo é encontrado com mais facilidade. Sobre as obras, afirma que “o transtorno vai valer a pena. É coisa boa.” A consumidora aproveita para sugerir à prefeitura que as intervenções sejam realizadas por etapas, quadra a quadra, e para que estenda as melhorias à rua General Argolo, na lateral do Colégio Pelotense.
O consumidor Arlei Venzke, frequentador das feiras-livres de quintas e sábados, disse não conhecer o projeto das obras por completo, mas entende que os transtornos fazem parte do processo. “Acho que os agentes de trânsito deveriam ficar melhor posicionados e que, depois de pronto o asfaltamento, que seja mantida a permissão para estacionamento nas laterais, não o restringindo ao canteiro central.”
Dona Laira Schubert diz que “a feira está mais bonita; parece que tem mais produtos. Além disso, há mais facilidade para as pessoas, principalmente de idade, que têm maiores dificuldades para deslocamento. Com a concentração das bancas em apenas uma quadra, caminha-se menos.” A consumidora aproveitou para elogiar ações do Poder Público. “O prefeito foi o único que teve coragem para remover trêileres e chalés da avenida Bento Gonçalves e do Laranjal. Antes, o mau cheiro era insuportável.”
AVALIAÇÃO DOS FEIRANTES
Carlos Renato Costa, feirante há 32 anos, está satisfeito com o resultado da mudança da feira-livre para uma quadra. “O movimento não caiu. Ao contrário, melhorou. Os fregueses não gostam de caminhar muito.” A respeito das obras na avenida, comenta: “estão ótimas; vai ficar muito bom.”
Vanderlei Prietsch, que há 30 anos é comerciante na feira, diz que houve, na sua banca, pequena queda nas vendas. “É por causa da interrupção do trânsito, mas isso é necessário para melhorar a avenida e, em seguida, vai ser superado”, aposta.